Praças do Centro Histórico de Sobral recebem intervenções

12 de novembro de 2014 - 14:08

As obras de requalificação das praças Duque de Caxias e Clodoveu Arruda, em Sobral, na região Norte do estado, estão em fase de conclusão. A cidade é um dos municípios que integra a carteira de projetos do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe / Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II), desenvolvido pela Secretaria das Cidades. O valor investido, nos espaços de convivência do centro histórico, ultrapassam a ordem de R$ 1,7 milhão.

Serviços de drenagem, instalação de passeios, paisagismo, mobiliário urbano e iluminação pública são algumas das ações que estão sendo aplicadas nos espaços públicos. A reforma das praças compreende um conjunto de intervenções realizadas nas quatro principais praças de Sobral. As praças da Várzea e do Patrocínio também serão contempladas com as ações do Projeto.

Cidades do Ceará II

O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Cidades do Ceará II) prevê investimentos de US$ 106,6 milhões, destinados a municípios das regiões do Vale do Jaguaribe e do Vale do Acaraú. Do montante, 70% serão investidos em obras de infraestrutura nas cidades polo. Outros 30% serão aplicados em melhorias na capacidade fiscal e institucional dos municípios. Os recursos são oriundos de empréstimo contraído no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – de U$ 66,6 milhões, somados aos U$ 40 milhões de contrapartida do governo estadual.

De acordo com o coordenador, Rogério Leite, o Programa pretende criar um modelo de gestão para gerenciar grandes ações nas regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, suscitando o desenvolvimento das prefeituras, e proporcionando o crescimento da economia da população. “Além de executar importantes ações de infraestrutura, nós também estamos preocupados em capacitar os municípios para lidar com a realidade que começa a se desenhar. Dessa forma, está previsto também o aperfeiçoamento da máquina pública”, acrescenta Leite.

12.11.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades