21ª Reunião Ordinária do ConCidades-CE debate ações para 2015

16 de dezembro de 2014 - 18:31

Encontro aconteceu na última segunda-feira, na sala de reuniões da Seplag, também fez balanço das atividades deste ano

Um olhar sobre as ações desenvolvidas em 2014, mas com as atenções já voltadas para 2015. Assim foi a última reunião ordinária do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades), nesta segunda-feira (15/12), na Sala de reuniões da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Com início marcado para as 08h30min com a votação/aprovação da Ata da reunião anterior, a pauta do evento terá ainda reunião integrada dos Comitês Técnicos (com apresentação dos Planos de Ações), aprovações de Resoluções do Conselho, além da apresentação da Execução Orçamentária da Secretaria das Cidades. À tarde, na Escola de Gestão Pública, aconteceu a confraternização de Natal do Conselho. Neste ano, em vez de troca de presentes, os conselheiros optaram por doações de gêneros alimentícios, já entregues à direção da Casa de São Miguel Arcanjo, que atende a crianças em situação de vulnerabilidade social.

O secretário adjunto da Secretaria das Cidades, Mário Fracalossi, destaca, dentre as várias metas para 2015, a necessidade da construção de um sistema de desenvolvimento urbano que privilegie as pessoas. “Para que isso aconteça, essas ações têm de ser emanadas dos planos diretores participativos (saneamento, mobilidade, moradia etc)”, diz. |Ele destaca ainda que, neste ano de 2014, uma das grandes conquistas no âmbito do ConCidades foi o reconhecimento, por parte dos Conselheiros, de que cabe a cada um o exercício do controle social. “Criamos um grupo que compartilha suas experiências e esse grupo tem demonstrado as várias maneiras de como é possível interferir nos rumos das administrações de cada município”, disse.

concidades 02Para o Secretário Executivo do Conselho Estadual das Cidades, Francisco das Chagas Lopes da Silva, o Kiko Lopes, “é importante que o ConCidades se mantenha atuante em 2015, independente de quem venha ser no novo Secretário das Cidades”. Kiko Lembra ainda que governador eleito já sinalizou que dará atenção aos movimentos de cunho popular. “O governador Camilo Santana já demonstrou, nas primeiras ações da transição, que irá privilegiar a participação popular na sua gestão”, destaca o secretário executivo.

 

16.12.14
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
@scidades