Cidades 2 – Projeto fecha 2014 com R$ 49 milhões licitados

5 de janeiro de 2015 - 14:56

O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Cidades do Ceará II) fechou o ano de 2014 com aproximadamente R$ 49 milhões em obras licitadas. Desse total, R$ 28,8 milhões já foram contratados. Outros 20,4 milhões aguardam apenas assinatura de contratos. O balanço foi divulgado pelo coordenador do “Cidades II”, Rogério Leite. O Programa prevê investimentos de US$ 106,6 milhões, destinados a municípios das regiões do Vale do Jaguaribe e do Vale do Acaraú.

Desse montante, 70% serão investidos em obras de infraestrutura nas cidades polo. Outros 30% serão aplicados em melhorias na capacidade fiscal e institucional dos municípios. Os recursos são oriundos de empréstimo contraído no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – de U$ 66,6 milhões, somados aos U$ 40 milhões de contrapartida do governo estadual.

De acordo com o coordenador, Rogério Leite, o Programa pretende criar um modelo de gestão para gerenciar grandes ações nas regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, suscitando o desenvolvimento das prefeituras, e proporcionando o crescimento da economia da população. “Além de executar importantes ações de infraestrutura, nós também estamos preocupados em capacitar os municípios para lidar com a realidade que começa a se desenhar. Dessa forma, está previsto também o aperfeiçoamento da máquina pública”, acrescenta Leite.

05.01.2015
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades