Projeto Cidades do Ceará é apresentado no Maranhão

7 de maio de 2015 - 08:52

O Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará – Cariri Central, executado pela Secretaria das Cidades do Ceará, foi apresentado nesta quarta-feira (06) durante Seminário Nacional “O Plano Mais IDH e o Desenvolvimento Territorial do Maranhão”, realizado em São Luís. Na ocasião, a presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci), Rita Bezerra, representou o titular das Cidades, Ivo Gomes.

O Projeto Cariri Central, apresentado no evento como experiência exitosa, investe R$ 132 milhões em municípios do Cariri e integrou a mesa redonda que abordou o tema “Experiências Recentes de Planejamento Regional no Brasil”, realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Para a presidente do Ideci, Rita Bezerra, a efetiva participação social é o caminho mais coerente para a implementação de políticas públicas. “A partir de discussões consistentes e permanentes é que conseguiremos visualizar melhorias”, destacou, referindo-se a melhorias do IDH. De acordo com ela, o foco do evento é elaborar diretrizes para o desenvolvimento territorial dos municípios e regiões impactadas.

O Plano ‘Mais IDH’ é inicialmente focado nos 30 municípios com os mais baixos Indicadores de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O Plano articula ainda políticas públicas de educação, saúde, oferta de infraestrutura e geração de renda, em ações destinadas a retirar tais municípios do quadro de isolamento e estagnação em que se encontram e inseri-los em uma dinâmica de crescimento econômico com inclusão produtiva e social.

A programação contou com a presença do Governador do Maranhão, Flávio Dino e representantes dos Bancos: BIRD/Banco Mundial (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Seminário

O seminário é voltado ao comitê gestor do Plano de Ações “Mais IDH”, técnicos e gestores das secretarias de Estado e órgãos envolvidos no Plano, prefeitos, gestores e técnicos representantes dos poderes municipais e de entidades da sociedade civil envolvidos com questões territoriais, pesquisadores e demais interessados.

O evento acorreu durante todo o dia no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.

Temas discutidos: Experiências Recentes de Planejamento Regional no Brasil. Financiamento do Desenvolvimento Regional, Programas Territoriais do Governo Federal no Maranhão e Regionalização para o Desenvolvimento do Maranhão.

Assessoria de Imprensa do Ideci

Patrícia Marinho (patricia.marinho@ideci.ce.gov.br / 85 3101.1219)