Regularização fundiária – Secretário de MG conhece experiência cearense

8 de maio de 2015 - 17:14

O secretário das Cidades, Ivo Gomes, recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (08/05), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana de Minas Gerais, Tadeu Martins. 

Durante o encontro, o titular da pasta mineira conheceu a experiência cearense na regularização fundiária rural em todo o Estado e o início do processo de regularização fundiária urbana no Ceará. 

O modelo de regularização fundiária rural realizado no Ceará nos últimos oito anos, reconhecido nacionalmente como o maior programa nessa linha no Brasil, foi destacado pelo secretário de Minas Gerais como um case de sucesso. “Como a gente tinha excelentes referências do Ceará nesse sentido, viemos trocar experiências para iniciarmos o projeto no nosso Estado”, frisou Martins. 

Segundo Ivo Gomes, o projeto no âmbito urbano será tocado pelo Instituo de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci), órgão vinculado à Secretaria das Cidades. “Assim como os mais de 30 mil agricultores cearenses que receberam a posse de suas terras, queremos entregar a muitas famílias dos centros urbanos a regularização fundiária”, ressaltou Ivo Gomes, ao destacar que o projeto piloto do Governo do Estado abrangerá os municípios de Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza.