IDECI recebe prefeito de Novo Oriente

21 de julho de 2015 - 13:36

A presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI), Rita Bezerra, recebeu, na manhã desta segunda-feira (20), na sede do Instituto a visita do prefeito de Novo Oriente, Godofredo Viera. Durante o encontro, a presidente apresentou o órgão e os serviços ofertados por suas diretorias, colocando-o à disposição do gestor para auxiliá-lo institucionalmente em sua administração. “A intenção é ouvir as principais demandas do município para entender as necessidades e desenvolver uma sistemática de assessoramento”, comentou Rita Bezerra.

Na ocasião, o prefeito solicitou ao Ideci, orientação para reestruturar e atualizar o plano diretor do município, bem como assessoria para desenvolver o plano de mobilidade urbana. O plano diretor é o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município, integrando o uso do solo, saneamento e mobilidade urbana, além de relevante oportunidade de participação social na determinação de políticas urbanas e prioridades de investimento.

Segundo Godofredo, o plano diretor de Novo Oriente está em vigor desde de 2008. “Precisamos atualizar uma série de questões deste plano, nós temos uma visão clara do que queremos fazer, mas faltam algumas informações importantes. A ideia é juntar forças com os profissionais do Ideci e a equipe técnica do município para que possamos fazer um bom trabalho”, disse o prefeito.

Rita Bezerra comprometeu-se a realizar um termo de cooperação técnica que será firmado entre Governo do Estado, por meio do Ideci, e o município de Novo Oriente. Assegurou, também, que outras diretrizes para a formulação e implementação do plano diretor serão realizadas. “O planejamento e a integração são fundamentais para o fortalecimento e desenvolvimento das cidades”, destacou a presidente.

Participaram do encontro os titulares das secretarias municipais de Novo Oriente, Antônio José (Obras, Transportes e Serviços Públicos Urbanos e Rurais), Pedro Braz (Agricultura) e Valdirene Rodrigues (Políticas das Mulheres), além dos técnicos do Ideci, Flávia Petri (Gerente de Projetos Urbanos), Tereza Oliveira (Diretora de Estudos e Pesquisas das Cidades), Aprígio Botelho (Gerente de Apoio em Tecnologia da Informação para os Municípios), Cissa Maia (Diretora Administrativo-Financeira) e Ricardo Durval (Diretor de Regularização Fundiária).

Vale destacar que o prefeito Godofredo Vieira é o primeiro gestor municipal a procurar o Ideci para esse tipo de assessoria técnica.

Assessoria de Imprensa do IDECI
Patrícia Marinho ( patricia.marinho@ideci.ce.gov.br / 85 3101.1219