Secretaria das Cidades realiza reunião sobre Política de Reúso de Água

22 de julho de 2015 - 16:41

A Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), realizou, nesta quarta-feira (22), pela manhã, reunião entre Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos/Secretaria de Recursos Hídricos Cogerh/SRH e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com o objetivo de desenvolver propostas para um anteprojeto de lei para a Política Estadual de reúso da água, que vai ser apresentada no próximo mês ao governador Camilo Santana. 

Durante o encontro, foi realizada uma leitura explicativa de uma minuta de projeto de lei sobre Política Estadual para o reúso de água não potável, no intuito de discutir os principais aspectos que precisam ser aprofundados pelas secretarias. Além disso, foi estabelecido um cronograma de reuniões para contribuições, análise e prazo de entrega de texto do anteprojeto à Casa Civil, que deverá acontecer no dia 18 de agosto.

A crescente demanda por água no país tem feito com que a sua reutilização planejada, para manter a proteção sobre a saúde pública, a integridade dos ecossistemas e um desenvolvimento econômico equilibrado, seja um tema atual na Política Nacional de Recursos Hídricos. No Ceará, existem grandes dificuldades hídricas, de forma que até o final de junho de 2015, 112 reservatórios no estado encontravam-se com volume abaixo de 30%. Assim, surge a necessidade de normas e regulamentos específicos sobre um melhor reaproveitamento da água.

Para o coordenador da Cosan, Alceu Galvão, a iniciativa é importante por incentivar a viabilização da reutilização da água de esgoto no Ceará para diversos fins. “Diante da atual crise hídrica, essa é uma das soluções para minimizar o problema da escassez”, diz o coordenador da Cosan.