Ideci apresenta em Juazeiro projeto sustentável para triagem de resíduos sólidos

28 de julho de 2015 - 10:57

Com o objetivo de desenvolver um conjunto de ações em relação à gestão integrada de resíduos sólidos, o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI), em parceria com a Secretaria das Cidades do Estado, realizará nesta terça-feira (28), reunião entre Prefeitura de Juazeiro do Norte e a Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU), para apresentar o projeto padrão do equipamento urbano, denominado Ecoponto, que será implantado no município.

De acordo com o projeto, serão construídos três Ecopontos em terreanos disponiblizados pela AMAJU, com área média de 3.550m², sendo um central e dois com padrão mais simples. Os dois Ecopontos simplificados irão armazenar materiais como o papel, papelão, vidro, plástico, metal e orgânico, enquanto que o central terá a função de fazer a triagem, compactação e destinação dos resíduos recebidos dos outros dois ecopontos. A coleta do material será feita de forma voluntária, de forma associada, pela população ou pelos próprios catadores e todo material orgânico será utilizado para compostagem.

O Ecoponto tem como finalidade estimular a coleta seletiva e a reciclagem dentro do município e é uma etapa do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que implementa planos de metas, programas e ações para mudanças positivas que visam a diminuição dos resíduos sólidos nos lixões, a redução dos danos ambientais e a melhora da qualidade de vida da população.

Assessoria de Imprensa do IDECI
Patrícia Marinho ( patricia.marinho@ideci.ce.gov.br / 85 3101.1219 )

( comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 )