Secretário Lucio Gomes visita DETRAN e conhece projetos do Órgão

13 de agosto de 2015 - 10:50

O Secretário das Cidades, Lucio Gomes, reuniu-se, nesta quarta-feira (dia 12), pela manhã, com a Diretoria do DETRAN, na sala de reuniões do Órgão, o qual visitou pela primeira vez, após a sua posse, no dia 3 de agosto. Ele ouviu apresentação do Superintendente do DETRAN, Igor Ponte, em que mostrou as realizações do órgão, os projetos em execução e os planos para concretizar até dezembro de 2018.

Lúcio Gomes disse que sua gestão à frente da Secretaria das Cidades buscará celebrar pactos com as pessoas e as instituições, no sentido de alcançar os resultados que a sociedade espera do poder público. Na ocasião, ele sugeriu que o DETRAN se articulasse com a Prefeitura de Fortaleza para que os ônibus urbanos evitassem embarcar ou desembarcar passageiros fora do ponto de parada, na Washington Soares, quase esquina com a Avenida Miguel Dias. Relatou que isso acontece porque  os motoristas não aguardam na fila a desocupação da área própria de embarque e desembarque, colocando em risco a vida dos passageiros. Esse trecho da Washington Soares foi transformado em rodovia estadual, sob a qual o DETRAN tem responsabilidade.

O Superintendente Igor Ponte mostrou os números com os quais o DETRAN desenvolve suas atividades: atualmente, a frota de veículo do Ceará é de 2,7 milhões de veículos e tem um público habilitado de 1,7 milhão de pessoas portadoras de CNH. E nos últimos anos, o Órgão utiliza um aplicativo em smartphone, com 100 mil usuários; e já ampliou de 8 para 14 unidades regionais de atendimento, alcançando 18 unidades até o final de 2018.E já instalou unidades de atendimento municipal em 113 cidades cearenses. No seu trabalho de fiscalização, o Órgão realizou 7 mil operações em 2014. Mostrou dados do orçamento, em que a receita de multas representa 20% do orçamento, mas tem de aplicar a metade desse percentual somente com a estrutura de fiscalização.

O secretário Lúcio Gomes informou que aquela seria a primeira de uma série de reuniões que pretende realizar no próprio órgão e nas demais instituições vinculadas à Secretaria das Cidades, como Cagece e Metrofor. Participaram do encontro todos os diretores do DETRAN: além de Igor Ponte, o Superintendente Adjunto, Daniel Barreto; de Habilitação, Bruno Leite; de Trânsito, Júlio Cavalcante, de Veículos, Gabrielli Cavalcante, do Planejamento, Lorena Moreira, Administrativo e Financeiro, Luis Fernando Simões, e o Procurador Chefe da Procuradoria, Daniel Paiva. O Secretário veio acompanhado do Secretário Adjunto, Quintino Vieira e do Secretário Executivo, Ronaldo Borges.