Secretário das Cidades visita obras na região do Cariri

31 de agosto de 2015 - 11:35

O Secretário das Cidades, Lucio Gomes, acompanhado pelo Secretário Adjunto da pasta, Quintino Vieira, e por técnicos da Secretaria, visitou a região do Cariri, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/08), com o objetivo de realizar diversas visitas técnicas às obras em andamento do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, que são financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Essa é a primeira viagem do titular ao Cariri, desde que assumiu o órgão, no início de agosto de 2015.

No município de Barbalha, o secretário visitou a obra de urbanização dos Passeios do Centro Histórico, que está em andamento, além da urbanização da Vila do Caldas, inaugurada no primeiro semestre de 2015, onde a Secretaria estuda a viabilidade da implantação, em breve, de um teleférico. O secretário visitou também o Geossítio Riacho do Meio, cujas obras de infraestrutura e melhorias do local estão em fase de conclusão. E a nova Avenida do Contorno do município, que foi recém-inaugurada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades.

Já no município do Crato, recepcionados pelo vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco Lima Júnior, os secretários conheceram a sede do Geopark Araripe, que compreende nove geossítios distribuídos em seis municípios, que são: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O Geopark Araripe detém um rico patrimônio geológico, paleontológico, arqueológico, ecológico, paisagístico e cultural e, além de ser o único geopark do Brasil, está sob a chancela da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e faz parte da Rede Global de Geoparks – Global Geopark Network (GGN). Todos os geossítios que compõem o Geopark Araripe foram beneficiados com obras executadas pela Secretaria das Cidades, voltadas para o crescimento e desenvolvimento da região.

Em seguida, Lucio Gomes conheceu as obras de recuperação ambiental e de urbanização do Bairro Seminário, que já estão com 70% de execução, e deverão ser concluídas até o final de 2015.  Aguardadas há mais de 30 anos pela população cratense, essas obras beneficiam 12.500 famílias, numa área de intervenção de 14,3 ha, em que estão sendo trabalhadas a contenção de toda a encosta, a recomposição vegetal, a implantação de 16 km de redes de drenagem e esgoto, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, obras de urbanização e a construção de praças de lazer e esporte.

O secretário também visitou a obra da Vila da Música, empreendimento que se destina a formação de novos músicos e já se encontra em fase de conclusão. A escola contará com biblioteca, auditório, salas para oficinas, laboratório de informática, dentre outros espaços. Além de conhecer as obras do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, Lucio Gomes e Quintino Vieira conheceram o Metrô do Cariri e fizeram o percurso que vai do Crato até Juazeiro do Norte. O metrô é de responsabilidade do Metrofor, órgão vinculado à Secretaria das Cidades.

Por fim, no município de Juazeiro do Norte, o titular acompanhou as obras de construção da avenida do Contorno, que deverá aliviar o tráfico de veículos pesados do centro da cidade, facilitando o deslocamento, principalmente, em períodos mais movimentados. Além disso, visitou também o Geossítio da Colina do Horto, no Santo Sepulcro, que também integra o Geopark Araripe. Lucio Gomes demonstrou estar satisfeito com o que viu no Cariri, mas ressaltou que existem muitos encaminhamentos a serem feitos. “O primeiro momento é de conhecer e avaliar todos os projetos”, disse o secretário, que, a partir disso, deverá tomar as medidas necessárias para dar prosseguimento as outras etapas das obras na região.

Visita ao Cariri2

Visita ao Cariri3 Visita ao Cariri4