Secretário das Cidades visita obras e equipamentos sob gestão da Metrofor

4 de setembro de 2015 - 09:58

Obras e equipamentos da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) foram visitadas nesta quinta-feira (03/09) pelo secretário das Cidades, Lucio Gomes. Acompanhado do presidente da Metrofor, Eduardo Hotz, e por demais diretores da estatal, Lucio percorreu todo o percurso da Linha Sul, realizou paradas técnicas para conhecer detalhes dos projetos em andamento, e finalizou a visita no Pátio de Manutenção Vila das Flores, em Pacatuba.

Logo no início do percurso, na estação Chico da Silva, o secretário acompanhou a instalação das primeiras catracas eletrônicas do metrô de Fortaleza. Até o fim do ano, o sistema de bilhetagem eletrônica estará em funcionamento – um avanço tecnológico necessário para a futura integração das passagens entre metrô e ônibus. Com ele, os bilhetes de papel serão gradativamente substituídos por cartões eletrônicos recarregáveis.

Em seguida, a equipe de gestores da Metrofor visitou as estações José de Alencar e Benfica – ambas subterrâneas – antes de seguir para o canteiro de obras do Viaduto Padre Cícero, no bairro Benfica. O trecho leste do projeto será entregue até o fim do ano. “A questão das desapropriações nessa área está praticamente resolvida. Faltam quatro casas e a questão já está equacionada, faltando apenas a remoção. E agora temos uma previsão confiável de entregar até o final do ano. Esse é um benefício que a população vai sentir”, destacou Lucio.

O trecho leste do projeto permitirá acessos entre a Rua Padre Cícero e a Avenida José Bastos. Um alça elevada dará acesso para quem trafega na José Bastos e deseja entrar na Padre Cícero. No sentido contrário, o acesso será garantido por uma alça de nível. Após esta etapa da visita, os gestores da Metrofor visitaram as obras da estação Juscelino Kubistchek e seguiram de metrô até o Pátio de Manutenção Vila das Flores – lugar onde os VLTs da Linha Oeste e trens elétricos da Linha Sul passam por manutenções corretivas e preventivas.

“Essa é uma excelente oportunidade para o secretário, que assumiu a pasta há pouco tempo, ver no detalhe todas as vantagens e qualidades do projeto da Linha Sul, incluindo as que estão implantadas e as que estão em implantação. Temos 18 estações funcionando, duas estações em obras e algumas obras viárias complementares”, avaliou Eduardo Hotz, ao fim da visita. Além Lucio, Hotz e diretores da Metrofor, estavam na equipe o secretário executivo da Secretaria das Cidades, Ronaldo Borges, e o secretário adjunto da pasta, Quintino Vieira.?