Secretaria das Cidades faz reunião com Cooperativas de Transporte Complementar

16 de setembro de 2015 - 11:11

A Secretaria das Cidades recebeu, nesta terça-feira (15), o deputado estadual Nizo Costa (PSDC), o presidente da Federação das Cooperativas de Transporte Complementar do Estado do Ceará (Fecocce), Agostinho Cleson de Sousa, os presidentes das Cooperativas de Transporte Complementar do Estado do Ceará das linhas Regionais e Metropolitanas, o superintendente do Detran, Igor Ponte, e o coordenador de Articulação Política dos Movimentos Sociais, Acrísio Sena, que representou o governador Camilo Santana, para discutir as dificuldades e as propostas da categoria para melhorar e regulamentar os serviços do transporte complementar.

No primeiro momento, o enfoque da reunião foi direcionado para as cooperativas de transporte complementar regionais, que circulam entre os municípios do interior, e, no segundo, para as cooperativas de transporte complementar metropolitanas, que ligam o interior à capital. Na pauta, estiveram presentes questões, como uma melhor estruturação das vans, fiscalização, segurança, bilhete eletrônico e bilhete único. No evento, também foi discutida a questão da licitação do Transporte Regular Metropolitano Complementar de Passageiros do Estado do Ceará, que hoje tem 13 cooperativas, e foi sugerida a realização de um termo de autorização, até que as licitações sejam efetivadas.

Durante o evento, o secretário das Cidades, Lúcio Gomes, se dispôs a estudar todas as propostas apresentadas e encaminhá-las ao governador Camilo Santana no próximo encontro que terá com o mesmo. A partir daí, fará novamente reunião com os representantes dos transportes complementares do Ceará para poder tomar as devidas providências. “A gente vai ver nessa nossa discussão interna onde é que cada setor vai contribuir e participar. (…) Obviamente que tudo vai ter que estar regulamentado e sistematizado”, disse o secretário.