Secretaria das Cidades discute ações de manejo de resíduos sólidos em Cascavel

23 de setembro de 2015 - 17:31

A Coordenadoria de Saneamento (Cosan) da Secretaria das Cidades participou, nesta quarta-feira (23), de reunião na Prefeitura Municipal de Cascavel para a discussão das atividades do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares) do município. Estiveram presentes, além de Alceu Galvão, coordenador da Cosan, mais seis Secretarias do município, dentre elas a de Educação, de Finanças e de Infraestrutura. Além de Cascavel, dois outros municípios cearenses compõem o consórcio: Pindoretama e Beberibe, que será o primeiro do estado a iniciar suas operações.

Durante o encontro foram discutidas propostas que estão sendo elaboradas pelos municípios participantes, a exemplo do cadastro de grandes geradores de lixo. A ideia tem como objetivo mapear os maiores responsáveis pela geração de resíduos sólidos e trabalhar em parceria com os mesmos, projetos de coleta seletiva e reciclagem para os municípios.

Outra proposta trata da construção de um plano de gestão e manejo dos lixões com a finalidade de substituí-los por aterros controlados. Desta forma, o município poderá ter um melhor tratamento dos resíduos. Também estão sendo elaboradas ações de educação ambiental e de construção de ecopontos, que consistem em espaços destinados à coleta seletiva do lixo.

A Secretaria das Cidades participa do consórcio por meio da prestação de assistência técnica em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Para as próximas reuniões será discutido um plano de trabalho para o ano de 2016.