Secretaria das Cidades participa de reunião do Comitê Integrado da Seca

24 de setembro de 2015 - 10:19

A Secretaria das Cidades participou, nesta quarta-feira (23), de reunião do Comitê Integrado da Seca do Ceará, na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag). O comitê é composto por órgãos e entidades nacionais e cearenses, como Secretaria Nacional da Defesa Civil, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria das Cidades, Defesa Civil do Estado do Ceará, Cagece, dentre outros, e tem a finalidade de promover ações de enfrentamento e convivência com a seca, fenômeno que afeta várias famílias do sertão cearense.

Durante a reunião, foram discutidas as ações e metas que estão sendo desenvolvidas por cada uma das entidades integrantes do comitê. Na ocasião, a Secretaria das Cidades apresentou a minuta do Plano Estadual de Reúso da Água, que tem o objetivo de criar uma política para o melhor reaproveitamento da água no Ceará. O documento foi elaborado em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Recursos Hídricos, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

A Secretaria das Cidades também apresentou aos presentes o resultado preliminar de uma pesquisa de campo, realizada em parceria com a Cagece, para conhecer as instalações hidráulicas de 17 órgãos públicos do Ceará na Região Metropolitana de Fortaleza. Para a realização do diagnóstico, foram feitas visitas a entidades como Detran, Ministério Público, Perícia Forense e escolas, com a finalidade de detectar ações de desperdício e exemplos de boas práticas de economia de água. A partir da pesquisa, será elaborado um mapa geral do estado, com diagnósticos, dicas de soluções e alternativas para o uso racional da água dentro dos prédios públicos do estado.