Secretaria das Cidades realiza reunião com consórcio de Resíduos Sólidos de Cascavel

29 de outubro de 2015 - 16:05

Com o objetivo de continuar dando o suporte e a assessoria técnica ao Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares / UCV Cascavel), a Secretaria das Cidades, através da Coordenadoria de Saneamento  (Cosan), realizou nesta quinta-feira, 29, uma reunião com representantes dos municípios consorciados para traçar o planejamento de novembro e dezembro de 2015 e do ano de 2016.

Durante o encontro foram definidas as metas, as prioridades, os prazos e as linhas de atuação do consórcio entre as prefeituras de Pindoretama, Cascavel e Beberibe, com a cooperação dos trabalhos entre a SCidades e a a Secretaria do Meio ambiente (Sema).

Os assuntos discutidos na reunião foram ações destinadas a atualização dos instrumentos legais para a constituição do consórcio; pacto de Termo de Ajuste de Conduta entre municípios, consórcio e Ministério Público; educação ambiental; implantação de ecopontos; logística reversa, com o pacto de compromisso com grandes geradores de materiais reutilizáveis e/ou perigosos; tratamento e disposição ambientalmente adequadasdo lixo; e criação do projeto de Central de Tratamento de Resíduos.

Segundo o coordenador da Cosan, Alceu Galvão, os objetivos do consórcio são de natureza ambiental, econômica e social. Para ele, a união das prefeituras é uma saída inteligente para mostrar resultados positivos de ações conjuntas. “O Comares de Cascavel é a resposta do comprometimento dos municípios ao se unirem para buscar soluções para o tratamento de resíduos sólidos da sua região”, disse o titular da Cosan.

O Comares é o primeiro consórcio do Ceará na área de resíduos sólidos a ter sua estrutura física efetivada e faz parte das iniciativas da Secretaria das Cidades para a promoção do avanço rumo aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.