SCidades realiza reunião de Consórcio Municipal de Resíduos Sólidos, em Sobral

12 de novembro de 2015 - 11:24

A Secretaria das Cidades, através da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), realizou, nesta quinta-feira, reunião com técnicos dos municípios pertencentes ao Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos – Comderes, em Sobral, para definir a sua estrutura técnica e administrativa.

Uma dos temas discutidos na reunião foi a determinação de técnicos para compor o consórcio, além de questões relacionadas à infraestrutura. No próximo encontro, que acontece ainda em novembro, os municípios irão elaborar o planejamento das ações para a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos para o ano de 2016.

Os projetos do consórcio deverão se adequar à Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A medida é importante para fornecer soluções à geração de resíduos sólidos, que é um dos problemas mais agravantes da sociedade contemporânea, reforçado pelo crescimento urbano desordenado e do acentuado consumo de bens descartáveis.

Os municípios do Comderes são: Sobral, Cariré, Coreaú, Forquilha, Massapê, Santana do Acaraú, Alcântaras, Freicheirinha, Graça, Groaíras, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Senador Sá, Meruoca. Além deste, o estado também apoiou a formalização de mais 26 consórcios, somando um investimento de R$ 2.129.207,07.

Saiba Mais

Um dos importantes projetos do Comderes é a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), a ser construída em Sobral, que será composta por um aterro sanitário, uma área para tratamento de resíduos de poda de árvores, uma para resíduos da construção civil e outra para resíduos orgânicos. Também fazem parte do sistema sete estações de transbordo ou transferência de resíduos sólidos, que irão ser implantadas nos municípios de Cariré, Coreaú (Sede), Coreaú (Ubaúna), Forquilha, Massapê, Pacujá e Santana do Acaraú.