Reúso da Água será tema de evento técnico com participação da SCidades

18 de novembro de 2015 - 09:52

A Secretaria das Cidades participa do XII Encontro Técnico de Reúso, que será realizado nos dias 19 e 20 de novembro e tem como objetivo discutir estratégias para amenizar os efeitos da crise hídrica no Ceará. O evento acontece no auditório da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Além de discutir estratégias de convivência com a seca, o encontro apresenta o reúso como alternativa hídrica para o Nordeste Brasileiro. Outros temas como “A Segurança Hídrica e Sanitária da Água”, “Uso Confiável da Água para o Reúso no Âmbito do Desenvolvimento Sustentável” e “Águas Residuárias Tratadas” também serão discutidos no evento.

A SCidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), será uma das palestrantes com o tema “Aspectos Legais e Institucionais para Aplicação do Reúso”.

O seminário é promovido pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) e conta com o patrocínio da SCidades, por meio da Cagece, e da Agência Nacional de Águas (Ana).

Ações de Reúso

A Secretaria das Cidades já vem investindo em busca de soluções de aproveitamento da técnica de reúso para o enfretamento da crise hídrica no Ceará. A secretaria é coordenadora do anteprojeto de lei para a Política Estadual de Reúso da Água que, entre outras medidas, defende a isenção de impostos na compra de equipamentos para estações de tratamento de reúso e isenção de ICMS na energia para a operação destas unidades.

Além disso, por meio da sua vinculada Cagece, a SCidades investe constantemente em novas tecnologias aplicáveis à área de saneamento básico. Dentre as várias iniciativas destaca-se a implantação de uma estação de reúso com tecnologia de ponta, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETR) Guadalajara de Caucaia, que tem por objetivo fornecer água de reúso para utilizar nos caminhões jato que ajudam a desobstruir as redes de esgoto. Além disso, a água também é utilizada para regar jardins e canteiros pela Prefeitura de Caucaia.

Outra ação de reúso ocorre na Estação de Tratamento de Esgoto da Cagece em Tianguá, em parceria com o IFCE. Lá o efluente, que é o resíduo líquido resultante de processos industriais, é tratado e utilizado em cultura agrícola experimental de feijão e maracujá. A produção é utilizada para pesquisa.

Serviço:

Evento: Xll Encontro Técnico Reuso

Data: 19 e 20 de novembro de 2015

Local: Auditório da Cagece – Sede

Av. Dr. Lauro Vieira Chaves, 1030 – Vila União

Mais informações: http://www.aidisnet.org/html/esp/not_xiii_etan.html