Morro de Santa Terezinha: Camilo Santana e Roberto Cláudio autorizam início da urbanização em mais uma ação do Agenda Fortaleza

20 de novembro de 2015 - 08:33

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio participam, às 9h deste sábado (21), da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a urbanização e requalificação do Morro Santa Terezinha, no Bairro Vicente Pinzón, em mais uma atividade da Agenda Fortaleza. O projeto prevê a requalificação da área, com a implantação de 30.000m² de amplo gramado com irrigação, drenagem, guarda-corpo da escadaria com corrimão e um calçadão de 3.918m².

Orçada em R$ R$12.631.405,90, a obra tem recursos oriundos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, e previsão de execução em 12 meses. A contrapartida do Governo do Estado é de R$7.199.231,48, por meio da Secretaria das Cidades.  Já a intervenção será executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setfor). A urbanização vai facilitar o acesso e garantir um novo espaço de lazer, além do muro de contenção ecológico em concreto, onde serão plantadas espécies características de jardins verticais.

Pacto Por Um Ceará Pacífico

A obra é a primeira intervenção urbana, entre outras previstas, do Pacto por um Ceará Pacífico. A requalificação do local vai além da melhoria da infraestrutura. O Pacto por um Ceará Pacífico visa a construção de uma cultura de paz no Estado do Ceará, envolvendo ações integradas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania; Direitos Humanos; Educação; Ciência e Tecnologia; Saúde; Política sobre Drogas; Trabalho e Desenvolvimento Social; Cultura; Esporte; Juventude; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, definidos em planos de trabalho, com a participação de outros poderes instituídos, sociedade civil e iniciativa privada.

O bairro Vicente Pinzón foi instituído como o primeiro território de atuação, sendo o projeto-piloto para 2015. O bairro já conta com os projetos “Crack, É Possível Vencer”, que monitora por vídeo e com base fixa da PM a área, e o “Ronda Maria da Penha” para acompanhamento, enfrentamento e conscientização da violência contra a mulher.

Ainda no âmbito das ações do Governo do Estado, a Secretaria de Cultura promoveu o mapeamento cultural das potencialidades da região e implementou os projetos Menu Cultural e Agentes de Leitura, inclusive com a entrega de bicicletas aos jovens que realizam a distribuição dos livros no bairro. A Secretaria de Educação iniciou a reforma de três escolas (Helenita Mota, Murilo Borges e Matias Beck) e a reconstrução de outra (Manoel Borges).

Já a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) reforma dois centros comunitários e um de formação profissional. Até o fim do ano, o Bairro Vicente Pinzón vai ganhar a primeira das 25 Unidades Integradas de Segurança (Unisegs) da Capital, com lotação de 88 policiais, e funcionamento de um Núcleo de Policiamento e Acolhimento Social e Delegacia 24 horas. Os bombeiros realizam o Projeto Jovem Bombeiro Voluntário na região.

Breve histórico

O Morro Santa Terezinha já passou por diversas intervenções no início deste ano. A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza, realizou a substituição parcial da galeria de drenagem e a estabilização do coletor da rede de esgoto. Foram realizados também os serviços de concretagem para reforço das estacas expostas e fundações do muro de contenção. Naquele mesmo período, houve a limpeza do sistema de drenagem e retirada de lixo das bocas de lobo.

Escadaria

A obra de construção da escadaria do Morro Santa Terezinha, que estava completamente abandonada há quatro anos, também foi concluída no início deste ano. Em janeiro deste ano, a obra de construção da escadaria do Morro Santa Terezinha foi retomada pela Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza, onde foram construídos 160m de degraus de concreto, guarda-corpo e calçadas de acesso à comunidade. No local também foi instalada iluminação branca, revitalizando o espaço e garantindo maior segurança aos moradores da área. As duas obras, tanto a drenagem como a de reconstrução das escadas, tiveram custo total de R$ 350 mil.

Praça do Mirante

A nova Praça do Mirante, no Bairro Vicente Pinzón, foi totalmente revitalizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II, e entregue à população em junho deste ano. A praça com mais de 4 mil m² conta agora com piso intertravado, acessibilidade, guarda-corpo, mobiliário urbano, lixeiras de coleta seletiva, paisagismo e nova iluminação. O anfiteatro também foi totalmente restaurado. O investimento total foi de aproximadamente R$ 400 mil.

Serviço:

Assinatura da ordem de serviço para requalificação do Morro Santa Terezinha