Agenda Fortaleza: Estado e Prefeitura autorizam início da urbanização do Morro Santa Terezinha

21 de novembro de 2015 - 16:17

Dona Socorro Santana mora no grande Vicente Pinzón há mais de 30 anos e neste sábado (21) acordou mais cedo  para ver um sonho de décadas que começou a se concretizar, com a assinatura da ordem de serviço para a obra de urbanização e requalificação do Morro Santa Terezinha. Em mais uma atividade da Agenda Fortaleza, o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, andaram pelas ruas do bairro e levaram a notícia para a população.

Localizado em um dos cartões postais mais importantes de Fortaleza, a encosta do Morro Santa Terezinha recebe os primeiros raios de sol que iluminam Fortaleza e é do alto que se pode ver uma das mais belas paisagens do litoral fortalezense. “Estão acontecendo muitas coisas boas, praças reformadas, novas escolas e agora a reforma do Morro Santa Terezinha só confirma a realização de um sonho do qual muitos dos que estão aqui não tinham mais esperança. Só temos que usar essas obras para o bem da nossa comunidade”, comemora a moradora que, reconhece, o bairro inicia uma nova era.

Com o começo das obras, serão realizadas intervenções urbanas que historicamente eram reivindicadas pelas comunidades que vivem no entorno. “São muitas intervenções que nós estamos iniciando aqui agora, cujo principal objetivo é garantir mais segurança para as pessoas, oferecendo a oportunidade de trabalho e os equipamentos do Estado e da Prefeitura, como escolas e postos de saúde, para que a comunidade possa usufruir de forma adequada com oportunidade de lazer, valorizando o lugar onde as pessoas cresceram”, afirmou o governador.

Orçada em R$ R$12.631.405,90, a obra tem recursos oriundos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, e previsão para ser realizada em 12 meses. A contrapartida do Governo do Estado é de R$ 7.199.231,48, por meio da Secretaria das Cidades. Já a intervenção será executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Setfor).

A urbanização vai facilitar o acesso e garantir um novo espaço de lazer, além do muro de contenção ecológico em concreto, onde serão plantadas espécies características de jardins verticais. Para o prefeito Roberto Cláudio, as obras não são somente para embelezar o Morro Santa Terezinha, “mas para torná-lo de fato um ponto turístico de Fortaleza e, com isso, trazer visitantes e gerar oportunidades de negócios, de emprego e de valorização deste espaço”.

Pacto por um Ceará Pacífico
A obra é a primeira intervenção urbana, entre outras previstas, do Pacto por um Ceará Pacífico e a requalificação da área vai além das obras de infraestrutura. “Não vamos resolver o problema da violência somente com mais polícia, temos de oferecer oportunidades para a juventude, e transformar o Vicente Pinzón com ações de educação, esporte, cultura. Valorizar principalmente as potencialidades da comunidade é o primeiro passo”, acrescentou o governador.

Para a coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, a vice-governadora Izolda Cela, o conceito do Pacto por um Ceará Pacífico já iniciou diversas ações na área que estão sendo somadas às intervenções urbanas anunciadas pelo governador Camilo Santana. “Já estamos recuperando as escolas do Estado e do município, as creches. Trouxemos para cá os pontos de cultura. Esta requalificação do Morro Santa Terezinha confirma o compromisso do Estado em, de fato, transformar o Vicente Pinzón como uma referência das ações que deram certo dentro deste pacto”, afirmou.morro santa terezinha foto01

Foi assinado também convênio com o Moinho Dias Branco para iniciar as obras de uma escola de gastronomia que vai beneficiar os moradores do bairro e do entorno. As obras serão tocadas pela empresa,e tem o objetivo de preparar futuros, garçons, cozinheiros e profissionais que poderão ser aproveitados pela rede hoteleira que funciona nas imediações do bairro.

Compareceram ao evento os secretários Lúcio Gomes (Cidades), Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social), Nelson Martins (Relações Institucionais), Acrísio Sena (coordenador de acolhimento dos movimentos sociais), Hélio Leitão (Justiça e Cidadania), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, além de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias do Grande Vicente Pinzón.

Foto: Carlos Gibaja

21.11.2015