Secretaria das Cidades recebe banco alemão KFW para avaliar projetos de saneamento

8 de dezembro de 2015 - 09:37

O banco alemão KFW esteve no Ceará, nesta segunda e terça-feira, em missão técnica para realizar um balanço dos Programas de Saneamento Básico no Ceará, executados pela Secretaria das Cidades, através da Cagece, que recebem financiamento do banco. Os projetos envolvem sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e melhorias sanitárias domiciliares.

A comitiva, formada por executivos do KFW, visitou nesta segunda (7), acompanhada de representantes da Cagece, obras de saneamento nos municípios de Russas, Quixadá e Aracati. Com um total de investimentos de 24.220.767,25 euros, as obras são destinadas a construção de sistemas de abastecimento de água e a implantação Módulos Sanitários Domiciliares (MSD) em localidades rurais, e pertencem aos programas KFW Ceará II e III. O Governo do Estado, por meio da SCidades, participa do investimento com uma contrapartida total de 11.691.961,99 euros.

Na terça-feira (8), o grupo esteve reunido na Secretaria das Cidades, onde foram recebidos pelo secretário Lucio Gomes e seu adjunto, Quintino Vieira. Na pauta, além de um fechamento do que foi visto durante a missão, também foi discutido um novo empréstimo pelo Banco para a execução do programa KFW IV. Pelo projeto, está previsto um investimento de 70 milhões de euros, com 50 milhões desembolsados pelo banco e 20 milhões de contrapartida do Governo do Estado, beneficiando uma população de aproximadamente 200 mil pessoas.

O programa Ceará IV prevê a implantação e a reabilitação dos sistemas de abastecimentos de água e de esgotamento sanitário, de melhorias sanitárias domiciliares, além da criação de um centro de referência para rede Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

Para Thomas Wittur, gerente de Projetos, Água e Saneamento do banco, o resultado da missão foi bastante satisfatório. “É com louvor que vejo o esforço feito pelo Governo do Estado. Nas visitas a gente percebe o esforço, o comprometimento da Secretaria das Cidades e da Cagece com a execução dos programas”, afirma Wittur.

O Banco KFW é uma instituição alemã de fomento ao desenvolvimento socioeconômico. Segundo o coordenador de Saneamento da Secretaria das Cidades (Cosan), Alceu Galvão, o apoio do banco foi fundamental para a construção do Sisar, que é uma referência mundial no saneamento rural. “Cada vez mais a parceria com o KFW consolida esse modelo de gestão”, disse Alceu Galvão.