Projeto da Secretaria das Cidades é abordado em Mesa-Redonda da Mostra UFCA

16 de dezembro de 2015 - 14:55

O projeto “Cidades do Ceará – Cariri Central”, da Secretaria das Cidades, será um dos temas contemplados na mesa-redonda “Cidades, Percursos e Gestão”, que acontecerá no dia 17 de setembro, às 18h30min, no auditório do campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) de Juazeiro do Norte. A programação faz parte da “Mostra UFCA”.

No evento, a coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos do Cariri da SCidades, Marília Gouveia, irá apresentar as principais ações realizadas no Cariri, principalmente nas áreas de mobilidade urbana, acessibilidade e infraestrutura viária. O “Cidades do Ceará – Cariri Central” tem o objetivo de atuar no desenvolvimento da infraestrutura, da economia e do fortalecimento institucional das cidades da região, visando a descentralização sócioeconômica do estado, que muitas vezes fica centrada na Região Metropolitana de Fortaleza. O programa abrange os municípios do Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Missão Velha e Jardim.

Para a coordenadora Marília Gouveia, o tema da mesa tem grande relevância para as cidades grandes e médias, e o diálogo entre a Universidade e a Secretaria das Cidades é fundamental. “É um tema importante por gerar discussões entre academia e órgãos gestores, que realizam as ações da cidade”, disse a coordenadora.

Também irão compor a mesa o sociólogo e articulador do coletivo “Mediações e Saberes”, Júlio Lira, e o professor do Centro de Ciência e Tecnologia da UFCA, Ary Ferreira da Silva. A mesa será mediada pela professora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte da UFCA, Aglaíze Damasceno. Cada participante terá 20 minutos de exposição, e em seguida será aberto debate com o público.

A mesa visa proporcionar o debate entre profissionais e pesquisadores que possam gerar a reflexão e a troca de ideias sobre a circulação, a pluralidade de possibilidades dos usos e as interferências na gestão das cidades, através dos estudos, angulações e vivências de cada um.

A II Mostra UFCA tem como objetivo principal divulgar as atividades de extensão, pesquisa, ensino e cultura realizadas pelos estudantes da UFCA ao longo do ano, assim como proporcionar momentos de reflexão crítica através de fóruns e mesas-redondas.