Ideci e SCidades aplicam pré-teste para validação do Cadastro Multifinalitário no residencial Aldemir Martins

21 de janeiro de 2016 - 11:01

O Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), vinculado à Secretaria das Cidades, realizou, em parceria com a equipe técnico-social da SCidades, pré-teste para validação do cadastro Multifinalitário com moradores do residencial Aldemir Martins. A aplicação do teste foi realizada com amostra de habitantes de 31 imóveis do residencial.

Em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, o pré-teste teve o objetivo de legitimar e propor melhorias ao cadastro Multifinalitário, que visa levantar dados econômicos, físicos, jurídicos, ambientais e sociais do espaço urbano. A iniciativa do Ideci e da SCidades visa contribuir para formular políticas públicas de regularização fundiária, planejamento e ordenamento urbano das cidades e municípios do estado do Ceará, diminuindo o problema dos assentamentos irregulares, que afetam todo o Brasil.

Residencial Aldemir Martins

 O residencial Aldemir Martins é composto por 612 famílias, no qual foram investidos cerca de R$16,7 milhões de reais, oriundos do Governo Federal e com contrapartida do Estado no valor de R$2.681.397,74.

 O complexo é formado por casas distribuídas ao longo de 17 hectares, com área total interna de 44m², que compreende dois quartos, sala, cozinha, varanda e banheiro social. As unidades habitacionais são destinadas a famílias anteriormente residentes nos trechos II e III do Projeto Rio Maranguapinho.