SCidades participa de abertura da Conferência Municipal de Habitação em Fortaleza
29 de janeiro de 2016 - 19:38
O secretário adjunto da Secretaria das Cidades, Quintino Vieira, representou o governador Camilo Santana na 2ª Conferência Municipal de Habitação. O evento, organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) e pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), foi realizado no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) nesta sexta-feira (29).
Quintino Vieira ressaltou a parceria da SCidades com a Prefeitura de Fortaleza e com os demais municípios do Ceará. “O governo do Estado, hoje, é referência e modelo no Brasil na área da habitação, pois atuamos em parceria com a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, com o Ministério das Cidades e com as prefeituras”.
O Governo do Estado do Ceará, por intermédio da SCidades, entregou, em 2015, mais de 3000 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida. O secretário adjunto também destacou os investimentos realizados pelo Governo no ano passado. “O Estado investiu mais 8 milhões em aporte para viabilizar a entrega dessas obras, com isso, pudemos atender mais de 3 mil famílias que tanto precisavam de uma moradia”.
Durante o evento, foi apresentado um panorama sobre a situação da habitação de interesse social na cidade de Fortaleza. Estiveram presentes na Conferência, a secretária da Habitafor, Eliana Gomes, o deputado federal Chico Lopes, o coordenador de Habitação de Interesse Social da SCidades, Waldemar Pereira, representantes da Caixa Econômica e do Banco do Brasil e membros de movimentos sociais.
Conferência Municipal de Habitação
A conferência, realizada durante os dias 29 e 30 de janeiro, teve como propósito discutir a Política de Desenvolvimento Habitacional de Interesse Social, com o tema: “Desafios e Perspectivas da Política Municipal de Habitação de Interesse Social em Fortaleza”.
Durante o evento, foi reativado o Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap). O conselho tem como função fiscalizar e ajudar a gerir o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), propor a interlocução entre poder público e demais segmentos da sociedade civil, avançar na construção da Política e do Sistema Municipal de Desenvolvimento Habitacional e indicar prioridades de atuação à Habitafor.