Concidades realiza reunião na Secretaria das Cidades

4 de março de 2016 - 12:22

O Conselho Estadual das Cidades do Ceará (ConCidades) realiza, nesta segunda-feira (7), a partir das 8h, a 24a reunião ordinária, na Secretaria das Cidades. O evento terá a presença de representantes da Secretaria das Cidades e de membros do conselho, formado pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal, organizações e entidades da sociedade civil e Universidades.

Uma das pautas da reunião será apresentar os resultados dos seminários regionais, que aconteceram entre os dias 21 de janeiro e 16 de fevereiro, e anunciar os municípios que já convocaram suas conferências, que devem ocorrer até o dia 05 de julho deste ano. A partir disso, irão ser pensadas estratégias para estimular outras cidades a também fazerem suas convocações, assim definindo planos de ação para que os conselheiros possam prestar apoio técnico aos municípios na organização de suas conferências. “É muito importante que os municípios façam as suas conferências, para que possam participar das conferências Estaduais e Nacionais, que são fundamentais para a elaboração das nossas Políticas de Desenvolvimento Urbano”, afirma o secretário executivo do ConCidades, Kiko Lopes.

Outro objetivo da assembleia será definir a comissão preparatória da Conferência Estadual e discutir formas de incentivos para que os municípios criem os seus próprios conselhos. Além disso, o momento também terá a apresentação do funcionamento, dos objetivos e ações do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), vinculado à Secretaria das Cidades e membro do ConCidades.

O tema da 6a Conferência Nacional das Cidades, que irá acontecer em 2017,  é “Função Social da Cidade e da Propriedade, e o lema é “Cidades Inclusivas e Socialmente Justas”.