Concidades realiza reunião na Secretaria das Cidades
9 de março de 2016 - 16:14
Nesta semana aconteceu reunião do Conselho Estadual das Cidades do Ceará (Concidades), na Secretaria das Cidades, para discutir o resultado dos seminários regionais que acontecerem no início do ano para sensibilizar as prefeituras a realizarem as suas conferências, apresentar os nomes dos municípios que já convocaram as suas conferências e os seus calendários. Outra pauta foi a apresentação dos projetos da Unidade de Gerenciamento de Projetos do Cariri (UGP 1) e da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), que gerou debates à respeito de questões relacionadas ao desenvolvimento urbano da cidade.
Segundo o secretário executivo do Concidades, Francisco das Chagas Lopes da Silva, a reunião foi bastante produtiva, e a partir dela os conselheiros puderam escolher algumas prioridades. “A reunião foi positiva porque teve temas importantes definidos para a gente dar encaminhamento dentro dos assuntos que a gente estava querendo, das conferências municipais e para os conselheiros assumirem uma posição para fortalecerem suas regiões e estimularem as prefeituras a convocarem as suas conferências”. Francisco Lopes também destacou a importância de aprofundar temas de habitação, saneamento, desenvolvimento urbano e dos projetos especiais.
Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida Filho, a reunião do Concidades foi importante para analisar as ações já realizadas e planejar outras, buscando sempre a melhoria. “O Conselho de Arquitetura defende que as conferências das cidades sejam conduzidas de maneira que possa ser feita uma comparação entre a conferência anterior e os avanços obtidos até as atuais para que a gente possa extrair das conferências municipais elementos mais concretos pra que a gente encaminhe isso para a estadual e nacional, e que a gente sinta que a sociedade civil organizada, através dos conselhos, esteja efetivamente trazendo ganhos graduais para a qualidade de vida das nossas cidades”.
Sobre a participação no conselho, Adaias Bezerra, representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitaria, Massas e Biscoitos dos município de Maracanaú (Sindipan), afirmou ser fundamental representar a população através do sindicato. “O Conselho para a sociedade civil é de fundamental importância para que a sociedade esteja envolvida nas decisões da política pública. Nada melhor do que a própria comunidade com os seus representantes dizendo as suas necessidades e para onde a política pública tem que se direcionar melhor pra que a necessidade maior seja atendida, que é a da população”.
Foi definido um calendário com todas as reuniões do Concidades de 2016, e a próxima acontecerá no mês de abril.
Participaram do evento membros do conselho, formado pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal, organizações e entidades da sociedade civil e Universidades, dentre eles Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Defensoria Pública, Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Cearáh Periferia, Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) e outros.