SCidades negocia com BID aquisição de 438 postes para o Centro Histórico de Sobral
14 de abril de 2016 - 14:04
A Secretaria das Cidades está negociando junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a aquisição de um conjunto de postes, luminárias e acessórios para o Centro Histórico de Sobral, que terá suas redes aéreas (elétrica e telecomunicação) internalizadas.
O conjunto de postes irão complementar as ações realizadas pela SCidades no centro histórico do município, como a requalificação das praças do Amor, do Bosque, do Patrocínio e da Várzea, a troca da pavimentação asfáltica por blocos de concreto intertravados e arequalificação e readequação dos passeios. As obras do Centro Histórico tem um investimento total de R$14,5 milhões e são realizadas através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Cidades do Ceará II.
Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais
O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais é coordenado pela Secretaria das Cidades que investe em regiões potenciais do Ceará polarizadas por municípios de médio porte, visando a descentralização do desenvolvimento socioeconômico do estado, diminuindo assim a pressão sobre a Região Metropolitana de Fortaleza. No Cidades do Ceará II são beneficiadas as regiões do Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe. No Vale do Acaraú, a cidade polo é Sobral, já no Vale do Jaguaribe, o polo se concentra na tríade Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas. Assim, com o desenvolvimento dessas duas regiões, é possível proporcionar melhores condições aos moradores para que os mesmos permaneçam em suas cidades de origem.
O Cidades do Ceará II conta com um investimento de US$106.6 milhões. Deste montante, 70% destinam-se a obras de infraestrutura urbana e o restante é destinado para o desenvolvimento regional e o fortalecimento institucional dos municípios, por meio de fomento ao planejamento urbano (planos diretores, planos de mobilidade urbana, planos de saneamento), capacitações do corpo técnico municipal, bem como implementação de instrumentos de política urbana.