Detran promove em Sobral atendimento do programa Carteira de Motorista Popular

22 de abril de 2016 - 17:26

O Detran fará, no período de 25 a 29 deste mês de abril, em Sobral, as atividades de atendimento do programa Carteira de Motorista Popular, categorias A e B, com a seleção dos candidatos que preencheram o precadastro na Internet. Nesse processo, o Detran receberá os
documentos (original e cópia) para validar ou confirmar os dados preenchidos no precadastro disponível na Internet (http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/pre-cadastro).

O programa tem o caráter gratuito, voltado para a população de baixa renda, conforme os critérios estabelecidos por lei, em que todo o processo é custeado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e do Detran.

O atendimento acontecerá das 8h às 17h, na sede da Unidade Regional do Detran em Sobral (avenida John Sanford, 2595, bairro Cidade José Euclides). O candidato que apresentar os documentos (original e cópia) saberá na hora se foi selecionado ou não.

Os documentos são os seguintes: Identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de que: ou esteja matriculado na escola pública (ensino fundamental médio ou profissionalizante), ou seja beneficiário do Bolsa Família: ou seja egresso do sistema penitenciário ou seja portador de deficiência física. Quem já possui CNH não pode ser selecionado. Os moradores de Sobral, que atendam a esses critérios, podem ainda preencher o precadastro.

Depois desse processo de validação e já feita a seleção dos candidatos, o Detran divulgará quando acontecerá a etapa seguinte: a realização dos exames iniciais dos selecionados, com a informação do local, data e horário do atendimento para a biometria (captura da
imagem do rosto, da assinatura e das digitais dos 10 dedos das mãos); exame médico e exame psicotécnico.

Quem estiver apto passará para a etapa seguinte: aulas teóricas nas autoescolas. Todos candidato a sua primeira CNH tem até 12 meses para realizar todo o processo após o exame médico: aulas teóricas; prova teórica; os aprovados estarão aptos às aulas práticas; e após as aulas práticas, o exame de prática de direção (moto ou carro). Sendo aprovado no exame prático, a PPD (Permissão Para Dirigir) será enviada para a residência.