SCidades recebe missão do BID para alinhamento de projetos

26 de abril de 2016 - 17:24

A partir desta terça-feira (26) até o dia 28 de abril, a Secretaria das Cidades recebe representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para uma missão técnica de alinhamento dos projetos e obras financiadas pela instituição e executadas pela SCidades, através do seu Programa de Desenvolvimento de Polos Regionais – Ceará II.

Durante o encontro, serão discutidos os avanços e as próximas etapas relacionadas aos projetos da Secretaria destinados ao Vale do Acaraú e Jaguaribe. As ações em andamento têm como objetivos a melhoria da infraestrutura urbana, o apoio ao desenvolvimento regional, a modernização da gestão e o fortalecimento institucional dos municípios que compõem à região.

Um dos principais projetos em andamento é a construção de duas Centrais de Tratamento de Resíduos nos municípios de Limoeiro do Norte e Sobral. As obras, que serão licitadas, somam um investimento da ordem de R$ 60 milhões de reais, e visam substituir os atuais lixões, além de proporcionar o gerenciamento correto de diversos tipos de resíduos.

Nos projetos, as centrais estão divididas em quatro partes. A primeira delas constitui-se de uma central de compostagem, que transforma lixo orgânico em adubo. O segundo módulo está destinado ao tratamento de resíduos da construção civil. Nas centrais também haverá espaço para o tratamento de poda de árvores e finalmente, um aterro sanitário.

Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais

O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais, coordenado pela SCidades, investe em regiões potenciais do Ceará polarizadas por municípios de médio porte, visando a descentralização do desenvolvimento socioeconômico do estado, diminuindo assim a pressão sobre a Região Metropolitana de Fortaleza.

No Cidades do Ceará II são beneficiadas as regiões do Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe. No Vale do Acaraú, a cidade polo é Sobral, já no Vale do Jaguaribe, o polo se concentra na tríade Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas. Assim, com o desenvolvimento dessas duas regiões, é possível proporcionar melhores condições à população do local para que a mesma permaneça em suas cidades de origem.

O Cidades do Ceará II conta com um investimento de US$106,6 milhões. Deste montante, 70% destinam-se a obras de infraestrutura urbana e o restante é destinado para o desenvolvimento regional e o fortalecimento institucional dos municípios, por meio de fomento ao planejamento urbano (planos diretores, planos de mobilidade urbana, planos de saneamento), capacitações do corpo técnico municipal, bem como implementação de instrumentos de política urbana.