Unidade móvel do Bilhete Metropolitano fará cadastramento em Maranguape até dia 27

18 de maio de 2016 - 17:47

A unidade móvel de cadastramento do Bilhete Único Metropolitano permanecerá até o dia 27 próximo, em Maranguape. O atendimento no município, nesta semana, será até às 17horas desta quinta-feira, dia 19. A unidade móvel será deslocada para Maracanaú, onde acontecerá o projeto Ação Global, sábado, dia 21, das 8h às 16h, na Unidade de Negócios do SESI Albano Franco, no Distrito Industrial, em Maracanaú (Av. do Contorno, 1113).

Na manhã de segunda-feira, dia 23, a unidade móvel retornará ao mesmo local em Maranguape (Av Fernandes Vieira), em frente à agência do Banco do Brasil e à Unidade de Atendimento da Secretaria da Fazenda (Praça Coronel Joaquim Sombra), das 8h às 17h, fazendo o cadastramento do Bilhete Único Metropolitano até sexta-feira, dia 27. No feriado, dia 26 (Corpus Chris ), não haverá atendimento. A partir de 1º de junho, a unidade móvel estará na cidade de Pacatuba.

O processo de cadastramento dos passageiros do Bilhete Único Metropolitano foi lançado pelo governador Camilo Santana, no último dia 23 de abril, em Caucaia e Maracanaú, cujos municípios são responsáveis por mais de 60% dos passageiros que se deslocam diariamente em ônibus metropolitano de sua cidade para Fortaleza. São 14 municípios beneficiados, contando com Caucaia e Maracanaú: Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Euzébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

A partir do dia 1º de junho, o cartão passará a valer quando o passageiro fizer a integração do ônibus metropolitano com o ônibus urbano de Fortaleza. O desconto por trecho é de R$ 2,00. Por dia, cada passageiro pode economizar R$ 4,00 (ida e volta). A integração deve ser feita no intervalo de 3 horas. No ônibus de Fortaleza, o passageiro pode embarcar em qualquer linha durante 2 horas, com a mesma passagem integrada. O desconto também vale para a meia passagem, que fica em R$ 1,00, por cada trecho integrado.

Quem ainda não se cadastrou pode fazê-lo em qualquer um dos oito postos de atendimento, no horário das 8h às 17h, contando com a unidade móvel: Caucaia, na Praça Fausto Dário Sales, na Rua Coronel Correia, em frente ao número 1815; Maracanaú, no estacionamento do NorthShopping; em em cinco postos em Fortaleza: nos terminais de Antônio Bezerra e Parangaba; na Praça José de Alencar; na sede do Sindônibus e no Vaptvupt de Messejana.

Documentos necessários: original e cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência no nome do beneficiário. Quem não tiver um comprovante de endereço no seu próprio nome, nas unidades de atendimento há um formulários para ser preenchido e assinado, em que o beneficiário declara, sob as penas do Artigo 299 do Código Penal, onde mantém residência e domicílio. Quem se cadastra recebe na hora um boleto no valor de R$ 7,20 para a recarga inicial do cartão. Podem se cadastrar passageiros avulso, os que usam vale transporte metropolitano (cartão azul) e estudante.

Até o dia 17, foram cadastrados 11.503 pessoas, das quais 8.227 já receberão o cartão para ser usado a partir do dia 1º de junho. Foram 10.833 passageiros avulsos, 487 que usam vale transporte metropolitano e 181 estudantes. A estimativa é que 60 mil pessoas façam seu cadastro nos próximos três meses, no período do cadastramento nos postos específicos.