Missão do Banco Mundial vem ao Ceará para segunda etapa da implantação do Siasar

23 de maio de 2016 - 17:46

Nesta segunda-feira (23) teve início a segunda etapa da missão do Banco Mundial (Bird) para acompanhar as ações para a implantação do projeto do Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural (Siasar) no município de Aracati. O sistema será implementado por técnicos da Secretaria das Cidades, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do Ministério da Integração.

Para o coordenador de Saneamento da Secretaria das Cidades, Alceu Galvão, a expectativa da missão é muito boa, já que a equipe do Siasar está em um momento de aprendizado e de construção de metodologias para implantação da ferramenta no estado do Ceará. “Nós temos representantes de vários países que já têm o Siasar implementado, além de representantes das áreas de tecnologia de informação do Banco Mundial. É uma oportunidade de troca de experiências e também de aprendizado”, afirmou.

No parte da manhã, houve reunião na sede da SCidades, com a presença do secretário Lucio Gomes, para a discussão da agenda e os objetivos da missão. Em seguida, representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural de Russas (Sisar) apresentaram aos participantes como funciona sua operação. Em outro momento, representantes de Honduras e Costa Rica, países que já implantaram o Siasar, apresentaram a sua experiência com o Sistema.

Agenda 

Nos próximos dois dias, a missão técnica segue para o município de Aracati com a finalidade de realizar a aplicação dos questionários para o levantamento de dados relativos ao saneamento nas comunidades Barreira dos Vianas, comunidade de Cantinho e Córrego dos Rodrigues. De volta à Capital, os integrantes irão se reunir na Cagece e SCidades para a realização de uma análise sobre os dados coletados na etapa em campo e definição dos próximos passos do processo.

A missão, que acontecerá até sexta-feira (27), é a segunda etapa para a implantação do Siasar no Ceará, já que em abril deste ano foi realizada um primeiro encontro para definir a formatação das equipes e a infraestrutura a ser utilizada, bem como as alterações necessárias para adequar o sistema à situação do saneamento no estado do Ceará.

O Siasar

O Siasar é uma ferramenta digital que possibilita, dentre as suas diversas funções, armazenar e controlar informações e medir o nível de qualidade de água e saneamento rural de um país. A partir da sua adesão e implementação, o Estado passa a ter mais segurança na gestão de saneamento e tem a possibilidade de ter acesso a dados e diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados.