Bilhete Único Metropolitano: governador testa serviço em viagem entre Caucaia e Fortaleza

2 de junho de 2016 - 16:17

A população cearense já utiliza, desde a última quarta-feira (01), os benefícios do Bilhete Único Metropolitano, com a possibilidade do passageiro fazer a integração entre os dois sistemas (metropolitano e urbano da Capital) no período de três horas. Para cada viagem integrada, a economia para o usuário é de R$ 2, para passagem inteira, e de R$ 1 para meia passagem.

O Cartão Bilhete Único Metropolitano, gerido pela Secretaria das Cidades através do Detran, passa a ter validade quando o passageiro de ônibus metropolitano realiza a integração com o ônibus urbano de Fortaleza. Para ter direito ao desconto, o interessado deve fazer o seu cadastro, mediante entrega dos seguintes documentos (original e cópia): Identidade, CPF e comprovante de endereço.

Para conferir e acompanhar o funcionamento do serviço, o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário das Cidades Lucio Gomes, realizou na manhã desta quinta-feira (2), uma viagem de ônibus de Caucaia à Fortaleza.

“Eu quis vir pessoalmente testar o Bilhete Único Metropolitano, pois passamos o ano de 2015 todo estudando e vendo a melhor forma de contemplar todos os usuários das cidades da Região Metropolitana. Ontem, já foi iniciada a utilização do benefício e mais de cinco mil usuários já utilizaram o sistema e não houve uma reclamação. Sinto-me muito realizado e convido as pessoas para que todos se cadastrem nesse programa porque é um beneficio social bastante importante”, ressaltou o governador, após percorrer da cidade de Caucaia, integrando-se ao ônibus urbano da Capital.

Para proporcionar uma economia de R$4 por dia (ida e volta) ao usuário, o Governo do Estado está garantindo um subsídio de R$3,8 milhões de reais do Tesouro Estadual. Até agora, mais de 22 mil pessoas já se cadastraram e a expectativa é de que 75 mil usuários realizem o cadastramento. São 14 municípios da Região Metropolitana que participam do benefício: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

O governador também destacou a economia de tempo e dinheiro que o Bilhete Único traz para os usuários. “Esse é um benefício não só uma economia no tempo – pois o usuário pode fazer integração em qualquer ponto da Capital –, mas também uma economia em seu orçamento. Agora mesmo, no percurso com a professora Adriana, estávamos calculando e ela vai economizar R$ 120 todo mês graças ao uso do cartão”, afirmou Camilo Santana.

O benefício é uma ação histórica, já que essa é a primeira medida do Estado que garante aos usuários metropolitanos a economia e a integração com o transporte público da Capital. Ao todo, foram inseridas no programa seis empresas da Região Metropolitana e todas da Capital, somando 370 veículos metropolitanos e 1.900 de Fortaleza.

Usuária

A professora Adriana Moreira, moradora de Caucaia, desloca-se diariamente para trabalhar na Capital e, nesta quinta, fez parte da viagem, da estação José Lourenço, na Bezerra de Menezes, à Santos Dumont, ao lado do governador Camilo Santana. No trajeto, os dois conversaram sobre o benefício. “Agora, eu economizo meu tempo e, principalmente, o meu dinheiro. E, com essa crise, não imaginei que esse programa fosse garantido para este momento. Estou feliz em poder participar e utilizar dessa ação do Governo”, contou a professora.

Saiba como funciona

O Bilhete Único Metropolitano possibilita ao passageiro metropolitano fazer a integração com o transporte urbano da Capital no período de três horas. Para cada viagem integrada, a economia para o usuário é de R$ 2, para passagem inteira, e de R$ 1 para meia passagem. Toda a população dos 14 municípios e de Fortaleza tem acesso ao benefício, para isso basta realizar o cadastro. O cartão terá validade mediante o pagamento de R$ 7,20 referente ao crédito da primeira carga.

Para se cadastrar é necessário levar os seguintes documentos:
1. Original e cópia de documento de identidade com foto;
2. Original e cópia de CPF;
3. Original e cópia de comprovante de residência em município atendido pelo Serviço Regular Rodoviário Metropolitano, em nome do próprio usuário (caso o comprovante esteja no nome de parente de 1º grau, a comprovação do parentesco será feita com o documento de identidade; e caso seja no nome de um terceiro, tem de ser apresentada declaração de residência emitida pelo terceiro, afirmando o local de domicílio do usuário).

Onde se cadastrar:
O usuário tem sete pontos de cadastramento, espalhados entre Fortaleza, Caucaia e Maracanaú:
* Caucaia – Praça Fausto Dário Sales na Rua Coronel Correia, em frente ao número 1815;
* Maracanaú – no estacionamento do North Shopping;
* Fortaleza – nos terminais de Antônio Bezerra e Parangaba; na Praça José de Alencar; na sede do Sindiônibus e no Vapt-Vupt de Messejana.

Além disso, há uma unidade móvel para cadastramento que percorrerá as demais cidades metropolitanas. A unidade já passou por Maranguape entre os dias 28 de abril e 27 de maio. Agora, encontra-se em Pacatuba até o dia 17 de junho.

Calendário da unidade móvel de cadastramento do Bilhete Único Metropolitano:

– São Gonçalo do Amarante: 20 de junho a 1º de julho

– Guaiúba: 4 de julho a 15 de julho

– Pacajus: 18 de julho a 29 de julho

– Cascavel 1º de agosto a 5 de agosto

– Itaitinga, 8 de agosto a 12 de agosto

– Eusébio, 15 de agosto a 19 de agosto

– Pindoretama, 22 de agosto a 26 de agosto

– Horizonte, 29 de agosto a 2 de setembro

– Chorozinho, 5 de setembro a 9 de setembro

– Aquiraz, 12 de setembro a 16 de setembro

Para saber mais sobre o benefício, de como se cadastrar e começar a usar, basta acessar clicando AQUI