SCidades e Bird concluem missão técnica no Cariri

7 de junho de 2016 - 11:04

Na última semana, o secretário das Cidades, Lucio Gomes, o secretário adjunto, Quintino Vieira, técnicos da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP I) da Secretaria das Cidades, juntamente com os representantes do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), realizaram no Cariri uma visita técnica com o objetivo de avaliar o andamento e os avanços das obras do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional Cidades do Ceará – Cariri Central, além de estabelecer as próximas diretrizes de acompanhamento.

Na missão, os técnicos da Scidades e do Banco Mundial acompanharam o andamento das intervenções de requalificação do bairro Seminário no Crato, que serão entregues no início do segundo semestre deste ano. O projeto possui um investimento de R$ 31.382.829,20, beneficiando assim 12.500 famílias na região.

A comitiva realizou também inspeções nas duas etapas da Avenida Contorno de Juazeiro de Norte. A 1ª etapa, será entregue no início do semestre e contempla 3,4 km de malha viária em pista dupla e vai do município de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho e recebeu a ordem de investimento no valor de R$17.292.570.

As obras da 2ª etapa da Avenida do Contorno somam uma extensão de 5,17 km, em pista dupla, com investimento de R$ 21,5 milhões. Esse trecho tem início na ponte sobre o Rio Salgadinho até a interseção com a rua Beatriz Gondim Santana, e segue até a interseção com a Av. Pe. Cícero (CE-292), na saída para a cidade do Crato.

Estiveram presentes na visitam, a coordenadora da UGP I, Marília Gouveia, o coordenador de operações setoriais do Bird, Paul Procee, o consultor de engenharia do Bird, Paulo Fantini, a consultora social do banco, Soraya Melgaço, além de técnicos da SCidades.

Obras concluídas

Durante a visita, também foram inspecionadas as obras concluídas pelo Projeto, como as ações de infraestrutura em nove geossítios do Geopark Araripe em seis municípios da região. As obras, que são gerenciadas pela Secretaria das Cidades, estão concluídas e receberam um investimento de R$ 3.022.026, 87.

Além do Geopark, também foi visitada a Vila da Música, no município do Crato. Concluído em outubro de 2015, o equipamento recebeu um investimento de R$ 3.179.731,52, por meio do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird). Com uma área de 2.713,38m², a escola é composta por auditório, biblioteca, salas de aula para grupos e individual, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, quadra poliesportiva, estacionamento, pátio, além da oficina luthieria, utilizada para conserto de instrumentos.

Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional Cidades do Ceará – Cariri Central

A Secretaria das Cidades é parceira do Banco Mundial no Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Atualmente estão sendo investidos R$130 milhões em toda a região, em projetos que tem como objetivo de estimular a economia, melhorar a infraestrutura urbana e ampliar as capacidades específicas de cada município do Cariri.