SCidades participa de seminário sobre “Práticas e Experiências em Educação Ambiental”

10 de junho de 2016 - 15:27

A Secretaria das Cidades participa nesta segunda-feira(13) e terça-feira(14) do seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental” voltado para educadores, secretários, gestores, líderes comunitários, prefeitos, vereadores e interessados em educação ambiental e política pública. O encontro tem como objetivo a realização de ações de fortalecimento regional para disseminação de práticas em educação ambiental e políticas públicas e é promovido pelo Instituto Brasil Solidário em parceria com o Instituto Samuel Klein.

Dentre os diversos temas, serão abordados os desafios para implantação de coleta seletiva municipal e apresentados cases e soluções para a gestão dos resíduos; técnicas para a construção da conscientização ambiental a partir da escola além de discutir as políticas ambientais do Ceará com representantes do Governo do Estado.

O Seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental” faz parte do projeto “Escolas Sustentáveis para o Futuro” que tem como case de sucesso o LEVE (Local de Entrega Voluntária Escolar) responsável por reciclar 100% dos resíduos da área urbana de Crateús através da colocação de coletores nas escolas. A coleta do material depositado nos “Eco pontos” é feita pelos veículos da prefeitura, sem custos extras para o município, uma vez que já fazem este percurso normalmente e está integrada à coleta municipal pela Associação Recicratiú.

Também participam do evento educadores, gestores e sociedade civil da região metropolitana, para propagar a conscientização ambiental por meio de workshop com especialistas ao lado de oficinas de diversos temas como: construção de espaços ecológicos com material reaproveitado; técnicas de bioconstrução e uso de energias renováveis e geração de renda com reutilização de materiais recicláveis, entre outras.

Entre os palestrantes está o indiano Surya Prakash Chandak – Expert em gestão de resíduos e oficial sênior no Centro Internacional de Tecnologia Ambiental do Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP).

Consórcios de Sobral e Limoeiro do Norte

Um dos projetos da Secretaria das Cidades na área de políticas públicas na área ambiental e sustentável, é a implantação do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes) de Sobral e do Aterro Sanitário Consorciado de Limoeiro do Norte. A proposta é atuar em um modelo de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, contemplando a regionalização e o consorciamento dos municípios, visando à otimização dos investimentos, à mitigação dos impactos da disposição inadequada dos Resíduos Sólidos no meio ambiente e à promoção da inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis.

Para mais informações acesse o site: www.brasilsolidario.org.br

Vídeo sobre a experiência a ser apresentada no Ceará:

https://www.youtube.com/watch?v=_pthl0JecVY

Datas e horários:

Fortaleza e Caucaia

Seminário em Fortaleza – dia 13/06;

Hotel GRAN MAREIRO – PRAIA DO FUTURO (Auditório José de Alencar)
Rua Osvaldo Araújo, 100, Praia do Futuro/Fortaleza.

Oficinas práticas – de 14 a 16/07 – em Caucaia;

EEIEF Celina Sá Morais / Rua Belarmino José, S/N, Icaraí, Caucaia/CE