Secretaria das Cidades inicia trabalho social no residencial Aldemir Martins

24 de junho de 2016 - 14:13

Desde o começo de junho, a Secretaria das Cidades, responsável por projetos na Região Metropolitana de Fortaleza, iniciou o trabalho social no residencial Aldemir Martins. O trabalho é uma das etapas previstas na entrega do condomínio. O projeto social, que tem duração de dois anos, consiste em ações para fortalecer a organização comunitária dos moradores, atividades de educação sanitária, inclusão, cursos de capacitação e profissionalização, dentre outros.

Segundo a assistente social Rita Cacildes, da a SCidades, é importante que ao se mudarem para o residencial, as pessoas modifiquem alguns antigos hábitos, e o trabalho social tem a função de auxiliar nessa mudança, para que os moradores possam conviver de uma maneira harmoniosa, respeitosa e preservando os espaços em comum. Para isso, uma das ações é a formação de uma comissão de moradores e a escolha de representantes de blocos. Rita Cacildes afirma ainda que a equipe social também tem a função de dialogar com os moradores para que possam realizar ações em conjunto com eles. “Eles apresentam um quadro de demandas, apresentam dificuldades, e a gente junto com eles constrói algumas agendas”.

Atualmente estão sendo aplicados questionários com a comunidade para conhecer o perfil dos moradores e identificar as potencialidades locais. A próxima etapa será a finalização e apresentação do projeto social aos moradores.

Residencial Aldemir Martins

O residencial Aldemir Martins é composto por 612 famílias, no qual foram investidos cerca de R$16,7 milhões de reais, oriundos do Governo Federal e com contrapartida do Estado no valor de R$2.681.397,74. As unidades habitacionais são destinadas a famílias anteriormente residentes nos trechos II e III do Projeto Rio Maranguapinho.