Secretaria das Cidades participa do Seminário de Saneamento e Parcerias Institucionais

29 de junho de 2016 - 16:31

Técnicos da Secretaria das Cidades participaram, esta semana, do Seminário Saneamento e Parcerias Institucionais, organizado pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Fortaleza.

O objetivo do evento foi promover parcerias entre a SCidades, Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) com entidades da Igreja Católica para auxiliar na conscientização da população para a necessidade da interligação à rede de esgoto com a rede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Na ocasião, a Secretaria das Cidades, junto com a Cagece, apresentou o panorama da situação do esgotamento sanitário de Fortaleza, que atualmente tem aproximadamente 76.888 imóveis com redes ociosas, ou seja, que não estão interligados à rede disponível, e mostrou os benefícios do saneamento para proporcionar o bem estar da população, a prevenção de doenças e a não contaminação ao meio ambiente.

A Secretaria também iapresentou aos presentes o investimento de R$ 111,3 milhões, que está realizando, em parceria com a Cagece para ampliar a rede de esgotamento sanitário em diversos bairros da área leste de Fortaleza, como Edson Queiroz, Jardim das Oliveiras, Cidade dos Funcionários, Luciano Cavalcante, dentre outros. Com as ações, a cobertura de esgotamento sanitário na capital cearense passará de 57,10% para 65,10%.

Os próximos passos da Secretaria das Cidades serão se reunir com as arquidioceses da região oeste de Fortaleza, que abrange bairros como Barra do Ceará e Pirambu, e, no final deste ano, realizar reuniões, junto com as instituições parceiras, para que estas ações sejam expandidas para todo o estado.