SCidades inicia terceira etapa do Projeto Piloto do Siasar

4 de julho de 2016 - 10:46

A Secretaria das Cidades inicia, nesta segunda-feira (4), a terceira etapa do Projeto Piloto do Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural (Siasar), que é financiado pelo Banco Mundial, no município de Aracati. A etapa consiste na aplicação de questionário para levantamento de dados relativos ao saneamento rural de todas as comunidades do município com informações sobre sistema de abastecimento, prestação de serviço, infraestrutura e outros.

O questionário está sendo aplicado nas comunidades até o dia 15 de julho. O projeto de implantação do Siasar é uma parceria da SCidades com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Segundo o coordenador de Saneamento da SCidades, Alceu Galvão, o armazenamento desses dados proporcionará que se tenha um diagnóstico do saneamento na zona rural do município e será útil para a tomada de decisões e o direcionamento dos investimentos.

A previsão é que no mês de agosto os dados sobre saneamento rural do município de Aracati sejam publicados. Em seguida serão realizadas ações para expandir o Siasar para outros municípios do estado do Ceará.

O SIASAR

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

O Ceará é o primeiro estado brasileiro a implementar o sistema. A partir do projeto piloto que está sendo executado no município de Aracati, a ideia é que a ferramenta seja aplicada nas demais cidades cearenses e que sirva de exemplo a ser multiplicado em outros estados do Brasil. “ Com o sistema é possível tomar decisões e definir a aplicação de políticas públicas para o saneamento rural de forma  mais eficiente, evitando desperdício de dinheiro público e favorecendo a universalização do saneamento”, destaca o secretário Lucio Gomes.