Idosos tem programação específica na Escola de Educação de Trânsito do Detran

13 de julho de 2016 - 16:35

O Detran realiza programação específica de visita guiada para idosos sobre educação de trânsito. A programação começou há uma semana e terá continuidade nas próximas, com a visita de idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social Cras de Fortaleza e de Sobral, onde funciona, em cada um, unidade da Escola de Educação de Trânsito do Órgão.

O público participa de integração com a equipe de educação de trânsito, observando como é o comportamento do idoso no trânsito, seja como pedestre, passageiro ou condutor. Já participaram os assistidos pelo Cras do Serviluz, nesta quarta-feira (13). Nesta quinta-feira

(14), será a vez Granja Portugal; no dia 18, serão os assistidos pelo Cras do Lagamar; e dia 1º de agosto, os assistidos no bairro Couto Fernandes. Em Sobral, participaram da visita guiada os idosos assistidos pelo Cras de Jaibaras: e no próximo dia 28, outra turma dos assistidos pelo Cras de Jaibaras.

A travessia na via pública é um assunto que ganha debate mais prolongado, justamente para evitar que pessoas, de idade entre 60 e 80 anos, sejam vítimas de atropelamentos nas ruas e avenidas. Segundo a Diretora de Planejamento, Lorena Moreira, os participantes tem interesse na discussão da temática e dão contribuições que podem ser aplicadas no cotidiano do trânsito na via pública em relação aos pedestres.

Por sua vez, o Gerente de Educação, Pesquisa e Projetos, Fernando Ibiapina, informou que os idosos defendem a cultura do respeito do motorista de veículos quando percebem a movimentação dos pedestres, principalmente idosos, para fazer a travessia. Por isso, consideram o respeito ao limite de velocidade condição primordial para preservar a vida.