Secretaria das Cidades realiza reunião sobre PMSB de Quixeramobim

2 de agosto de 2016 - 13:51

A Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), realizou, na manhã desta terça-feira (02), reunião com representantes do município de Quixeramobim sobre a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município previsto na Lei 11445. A equipe de elaboração do Plano é formada por profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, e recebe a assessoria técnica da SCidades.

O trabalho está sendo desenvolvido desde março deste ano, e esta é a segunda reunião de avaliação das atividades, que atualmente encontram-se em fase de formulação do diagnóstico do setor de água e esgoto do município. A previsão é que no final de agosto a Secretaria das Cidades se reúna novamente com técnicos do município para avaliar a evolução do processo e definir as alterações necessárias para a elaboração do Plano.

Após a fase de elaboração, o Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Quixeramobim deve ser apresentado em Audiência Pública para que seja efetivamente concluído.

PMSBs no estado

A Secretaria das Cidades também está investindo técnica e financeiramente em Planos Municipais de Saneamento Básico de 14 municípios do estado com R$2.036.729,70 financiados através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid). Os projetos são gerenciados por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II), da SCidades. A elaboração dos 14 PMSBs teve início neste mês de junho e tem prazo de execução de 12 meses.