Segurança no trânsito é tema de abordagem nas visitas às obras da construção civil

22 de agosto de 2016 - 09:40

O Detran está realizando palestras sobre segurança no transito para trabalhadores da construção civil, em dois dias na semana (terça-feira e quinta-feira). A ação é realizada no próprio canteiro de obras, durante uma hora, pelas equipes de educação de trânsito do Detran, da AMC e da Secretaria da Saúde do Estado, por intermédio da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde.

A iniciativa faz parte da programação da campanha “O acidente não compensa”, do Tribunal Regional do Trabalho no Ceará, por meio do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o Sindicato das Construtoras do Ceará Sinduscon-CE.

A campanha, iniciada em abril passado, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho registrados na construção civil e também os acidentes de percurso, já percorreu 10 canteiros de obras em Fortaleza, do total de 50 que serão visitados. Na próxima terça-feira (dia 23), equipe de Educação de Trânsito do Detran estará no canteiro da obra Prominade, da Construtora Placic (Rua Carolina Sucupira, 400) Aldeota), das 7h às 8h, junco os representes das organizações parceiras.

O público alcançado até agora é de aproximadamente, mil trabalhadores. Integra a programação: apresentação de esquete teatral, com abordagem sobre os riscos no trabalho em função do uso do celular; obrigatoriedade no uso permanente dos equipamentos de proteção individual *epis*;  palestra para conscientizar sobre o respeito às normas de circulação de veículos e às regras de trânsito.

O destaque é para a redução dos acidentes envolvendo motocicletas, porque muitos trabalhadores da construção civil são motociclistas. Por isso há alerta para os cuidados redobrados do condutor de motocicleta: não ultrapassar veículos pela direita; usar o capacete (piloto e passageiro); manter a faixa de circulação, evitando surpreender os motoristas de carros, ônibus e caminhões.