Semana da Habitação: Urbanização do Seminário leva qualidade de vida para o bairro
26 de agosto de 2016 - 09:28
“Se eu tivesse que indicar alguém para morar num bairro do Crato hoje, seria o Seminário”. Esse é o conselho de Antônio Gregório, 55, cratense nascido na ladeira São José e que há 33 anos passou a morar na encosta do Bairro Seminário.
O local é um do mais antigos e populosos bairros do município. Localizado na região oeste da cidade, recebeu esse nome por ter se formado no entorno da edificação do Seminário São José e hoje é uma referência na cidade. Há algum tempo a região vinha sofrendo com a falta de infraestrutura básica, sem espaço para o lazer e muitas famílias se arriscavam vivendo em áreas de risco na encosta.
Agora, desde julho deste ano, a realidade é outra. O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, entregou à população um bairro novo com a urbanização do local. “Antes, não podíamos cavar fossa, pois isso já provocava erosão. Tinha muito lixo e com a sujeira surgiam ratos, baratas, era difícil”, desabafa o autônomo, que é um dos 12.500 beneficiados com a intervenção.
As obras de urbanização foram executadas através do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, da Secretaria das Cidades. Dividido inicialmente em duas etapas, a obra contemplou 14,3 hectares com serviços de contenção da encosta, terraplanagem, recomposição da vegetação, 16km de drenagem e esgotamento sanitário, além da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto.
No bairro, ainda pelo projeto, também foi construída uma via paisagística com extensão de 1,2km, iluminação adequada, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e atividades esportivas. “Tudo mudou com a urbanização. As pessoas gostam de vir para cá. Aqui todo dia depois das 16 horas é muito movimentado, tem caminhada e tem bastante policiamento”, conclui Antônio Gregório.