Secretaria das Cidades, Sebrae e Jucec discutem implantação da Redesimples em municípios cearenses

6 de setembro de 2016 - 14:43

Com o objetivo de interiorizar as ações da Redesimples, a Secretaria das Cidades, o Sebrae e a Junta Comercial (Jucec) realizaram nesta segunda-feira (05) um encontro com gestores e agentes de desenvolvimento de quatro municípios. De acordo com o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, o objetivo do encontro foi sensibilizar os agentes públicos municipais sobre a importância da desburocratização dos processos de abertura e fechamento de empresas. “Nossa ideia é ajudar os municípios a reduzirem a burocracia e facilitar o processo de abertura de empresas, porque isso contribui para o fortalecimento do empreendedorismo nestas cidades”.

Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a implantação da Redesimples nestes municípios irá simplificar o processo de abertura e fechamento de empresas, por meio da integração dos órgãos de registro e licenciamento e a padronização dos processos. “A implantação da Redesimples irá reduzir o tempo de abertura e fechamento de empresas, contribuirá para o aumento da arrecadação dos municípios e permitirá aos gestores um maior controle do espaço urbano”. Ela afirmou ainda que a implantação da Redesimples está bastante avançada em Fortaleza e que o desafio agora é expandir este trabalho para os municípios do interior do estado.

Já o secretário das Cidades Lucio Gomes destacou a ação do projeto Cidades do Ceará 2, executado pela Secretaria, que está trabalhando o fortalecimento de municípios das regiões Norte e do Baixo Jaguaribe. De acordo com ele, um dos componentes deste projeto é o fortalecimento econômico dos municípios. “Não dá para diminuir as desigualdades regionais sem uma mudança no perfil econômico dos municípios”. O secretário ainda colocou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), vinculada da Secretaria das Cidades, para contribuir com o processo de implantação da Redesimples nos municípios do interior do estado.