Tráfego sobre Avenida José Bastos será liberado neste sábado

14 de setembro de 2016 - 18:26

O viaduto sobre Avenida José Bastos, no bairro Damas, e seis acessos por meio de alças laterais serão liberados para tráfego de veículos neste sábado (17). A obra foi executada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), vinculada da Secretaria das Cidades, e está inserida no contexto da implantação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza.

A extensão oeste do viaduto será integrado ao novo trecho da Avenida José Jatahy – que recebeu urbanização e alargamento, em uma intervenção da Prefeitura de Fortaleza. O viaduto facilitará o trânsito entre os bairros Monte Castelo, Parquelândia, Parque Araxá, Benfica, Damas e Fátima, criando novas possibilidades de acesso entre essas regiões e seus entornos.

Motoristas que trafegam pelas avenidas Aguanambi ou Eduardo Girão, no Bairro de Fátima, poderão continuar o percurso, passando pelo viaduto, e seguindo na nova via da Capital, que cortará as avenidas Jovita Feitosa e – mais à frente – Bezerra de Menezes e Duque de Caxias, até chegar à Avenida Francisco Sá.

O fluxo no sentido oposto também será possível, facilitando o acesso de quem trafega por Francisco Sá, Duque de Caxias ou Bezerra de Menezes e precisa acessar Jovita Feitosa, Avenida da Universidade, Eduardo Girão ou Rua Padre Cícero.

Além da pista central elevada – que interliga Rua Padre Cícero com o novo trecho da José Jatahy – a entrega do projeto inclui liberação de oito acessos por meio de alças laterais. Dois deles foram liberados em outubro do ano passado e os demais serão liberados junto com a pista central (ver detalhes no quadro abaixo). O viaduto sobre a José Bastos é equipado com sinalização, iluminação, alças e urbanização do entorno. O equipamento também conta com ciclovia de duas faixas, localizada no canteiro central.

Os pedestres também passarão pelo viaduto, por meio de calçadas construídas dos dois lados e protegidas por guarda-corpo. O projeto teve investimento total de R$ 50 milhões (incluindo obras civis e desapropriações) e foi realizado para restabelecer o fluxo entre José Bastos e Padre Cícero – interrompido por causa da construção do metrô -, e também melhorar o fluxo de veículos na região.

ACESSOS QUE SERÃO LIBERADOS NESTE SÁBADO (17):

– Pista central e tabuleiro elevado – Interligando Rua Padre Cícero e novo trecho da Avenida José Jatahy, com fluxo nos dois sentidos.

– Acesso paralelo à pista central do viaduto, entre Rua Professor João Bosco e Rua Dom Joaquim de Melo

– Acesso local paralelo à pista central do viaduto, entre Travessa José Bastos e Rua José Bastos

– Alça de saída da pista central do viaduto, por meio da Rua Padre Francisco Pinto, com acesso para Avenida José Bastos

– Alça de acesso à pista central do viaduto, por meio da Rua Padre Francisco Pinto, seguindo em direção à Avenida Jovita Feitosa

– Alça de saída da pista central do viaduto, por meio da Rua Capitão Francisco Pedro

– Alça de acesso ao viaduto pela Rua Capitão Francisco Pedro, no sentido Bairro de Fátima

ACESSOS LIBERADOS EM OUTUBRO DE 2015

– Alça elevada criando acesso da Avenida José Bastos (sentido Parangaba-Centro) para a pista central do viaduto.

– Alça de nível, paralela ao elevado do viaduto, criando acesso da Rua Padre Cícero para Avenida Bastos (sentido Parangaba-Centro).