Lucio Gomes apresenta investimentos realizados em Sobral

25 de setembro de 2016 - 20:24

O secretário das Cidades do Governo do Ceará, Lucio Gomes, apresentou, na última quinta-feira (22), os projetos em andamento e as ações concluídas pela Secretaria e vinculadas (Cagece, Metrofor, Detran e IDECI) no município de Sobral. A apresentação foi realizada atendendo convite da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec, da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, do Sindicato dos Calçadistas, da Associação dos Jovens Empresários e da Associação Comercial de Sobral e ocorreu no auditório da CDL. Estiveram presentes, além de representantes do setor empresarial da cidade e imprensa da região, o Prefeito Clodoveu Arruda, o ex-Prefeito e atual Dep. Federal Leônidas Cristino, o Vice-Prefeito Hilton Soares e outras autoridades políticas.

O conjunto de obras e serviços está movimentando recursos superiores a R$ 120 milhões – sem contar com os recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida. Desse montante, um dos principais projetos que beneficiam o município é o Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais dos Vales do Acaraú e Jaguaribe – o chamado Cidades II.

Esse programa, resultado de contrato assinado em 2013, da ordem de US$ 106,6 milhões, prevê participação do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, com 62,36%, e contrapartida do Governo do Ceará, com o restante, 37,64%. Através dele, a Secretaria das Cidades desenvolve diversas ações nas áreas de infraestrutura urbana, apoio às estratégias de desenvolvimento regional, melhoria do ambiente de negócios, modernização da gestão municipal e fortalecimento institucional.

luciogomes23No seu componente de infraestrutura urbana, destaca-se um investimento de R$ 20.492.650,64 para a requalificação das praças Clodoveu Arruda (Amor), Patrocínio, Duque de Caxias (Bosque) e da Várzea, já entregues, além da reestruturação da pavimentação e requalificação de calçadas do Centro Histórico do município, que estão quase concluídas.

Em continuidade, a Secretaria das Cidades deve homologar, nos próximos 15 dias, o resultado da licitação da duplicação da avenida Sen. José Ermírio de Moraes, com um investimento de R$ 9.160.242,48.

Na apresentação, o Secretário Lucio Gomes enfatizou a importância da parceria com os Governos Federal e Municipal, condição para viabilização do expressivo volume de investimentos. Fez, ainda, referência ao futuro sistema de tratamento de resíduos sólidos, que atenderá 14 municípios da região, cuja CTR – Central de Tratamento de Resíduos se localizará em Sobral. (Licitação a ser publicada em outubro, com investimento da ordem de R$ 50 milhões).

Perimetral de Sobral

Outro projeto, de grande repercussão, apresentado pelo Secretário Lucio Gomes, trata-se da construção da avenida Perimetral de Sobral. A obra, que ligará a CE-240 (estrada de Santana do Acaraú), na altura da CHESF, até o entroncamento da BR-222 com a Av. Sen. José Ermírio de Moraes, cruzando a CE-362 (estrada de Massapê) e CE-440 (estrada da Meruoca), possui investimento previsto da ordem de R$ 49 milhões, e deve trazer como principais benefícios:

– melhorar o acesso aos equipamentos públicos regionais como o Hospital Regional Norte, o Parque de Exposições e a Universidade Estadual Vale do Acaraú;

– melhoria da acessibilidade regional, interligando seis rodovias estaduais, uma municipal e uma federal, com aproximação das linhas do VLT;

– acesso para a matéria-prima e escoamento da produção da Grendene e outras indústrias para a BR-222, sem passar pelo centro urbano;

– redefinição da circulação das carretas que transportarão resíduos sólidos (37t) oriundas dos municípios vizinhos participantes do Consórcio Regional, para acessar diretamente a CTR, sem entrar na malha urbana;

– potencialização da viabilidade do futuro Aeroporto Regional;

– criação de um eixo indutor de desenvolvimento urbano.

Dividida em duas etapas, a obra tem uma extensão de 18 quilômetros.

Habitação

Na área de Habitação, o Secretário Lucio Gomes falou sobre o empreendimento Nova Caiçara, com 3.364 unidades habitacionais, em parceria com os Governos Federal e Municipal, cujas últimas 1.280 UHs devem ser entregues na primeira quinzena de outubro (investimento total: R$ 211 milhões).

Também já estão contratados e em execução os serviços de regularização fundiária (“papel da casa”) de 4.789 imóveis do Bairro Cidade José Euclides (R$ 1,6 milhão).

Novos projetos

Além dos investimentos concluídos e em andamento, o Secretário Lucio Gomes apresentou, para apreciação da comunidade sobralense, três outros importantes projetos que a Secretaria está trabalhando:

– a urbanização do Parque Lagoa José Euclides, através do Programa Cidades II;

– a viabilização de um novo aeroporto para o município, através de uma Parceria Público Privada. Uma empresa ou consórcio, após licitação, implantaria esse novo equipamento regional; em troca utilizaria o terreno do atual aeroporto para a construção de um empreendimento imobiliário, realizando, também, um prolongamento da avenida Dr. Guarany até a futura Avenida Perimetral.

– a restauração da antiga Estação Ferroviária de Sobral, que seria viabilizada pela captação de recursos oriundos de incentivos fiscais, a serem buscados junto à iniciativa privada. Uma proposta de urbanização do entorno será apresentada à Prefeitura de Sobral.