Secretaria das Cidades participa de reunião para discutir implantação de CTR no Vale do Jaguaribe

10 de outubro de 2016 - 16:25

A Secretaria das Cidades participou, na tarde desta segunda-feira (10), de reunião com promotores em municípios da região do Vale do Jaguaribe, em Russas, para discutir o projeto de construção de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR) na região, a ser implantada em Limoeiro do Norte. A reunião foi realizada pelo Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace), que é um órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público.

O objetivo da reunião foi que a Secretaria das Cidades apresentasse ao Ministério Público e aos promotores locais as ações da pasta na região. Com Investimento de R$ 45.881.353,50, as ações envolvem a construção de uma CTR, seis Estações de Transbordo de Resíduos, além de 11 Centrais Municipais de Reciclagem. As ações atendem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina diretrizes relacionadas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos

Os 11 municípios que serão beneficiados com a CTR são Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Potiretama, Palhano, Iracema, Alto Santo, Ererê, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe e Russas.

Central de Tratamento de Resíduos

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos a ser construída na região do Vale do Jaguaribe tem como objetivo oferecer uma solução ambientalmente viável e juridicamente legal para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto de municípios consorciados.

A estrutura da CTR engloba aterro sanitário, estruturas de apoio, unidade de compostagem, unidade de processamento de resíduos de construção civil e unidade de tratamento de resíduos de serviços de saúde.