SCidades realiza palestra sobre Conscientização e Combate ao Câncer de Mama

19 de outubro de 2016 - 17:11

A Secretaria das Cidades realizou na manhã de hoje (19) palestra com a coordenadora do movimento Outubro Rosa Ceará e também servidora pública da Secretaria Estadual de Saúde, Valéria Mendonça, sobre “Conscientização e Combate ao Câncer de Mama”. Estiveram presentes colaboradores da SCidades e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Na palestra, Valéria abordou os métodos de prevenção, como mamografia, ressonância magnética, exame do toque, dentre outros. Também expôs a importância de ter uma alimentação saudável, e como a prática de atividades físicas pode reduzir em até 30% as chances de se adquirir qualquer tipo de câncer.

Outro tema abordado foi em relação aos fatores de risco, e sobre como a lei pode garantir o direito das mulheres em relação ao acesso à mamografia a partir de 40 anos, reconstrução mamária, acesso a biópsias, maior acesso a exames especializados para mulheres com risco de câncer de mama, dentre outras.

colar3-Durante a palestra, Valéria Mendonça utilizou diversos objetos para ilustrar as suas explicações sobre o câncer de mama, como o “colar da vida” com miçangas representando nódulos de diversos tamanhos, para alertar sobre a importância da realização de exames, já que quanto antes o câncer é detectado, mais simples e tranquilo é o tratamento.

 roseleNa ocasião, a Secretaria das Cidades ganhou o selo rosa simbolizando o compromisso com as ações de prevenção e combate ao câncer de mama.

 Ativista e empreendedora social há mais de 25 anos, Valéria Mendonça busca levar informações para o máximo de pessoas, incluindo comunidades indígenas, negras, grupos de idosas, deficientes físicas, presidiárias dentre outras. A palestrante incentivou a platéia presente no evento a disseminar os conhecimentos sobre o câncer de mama. “É um esforço que a sociedade, o Governo e as empresas tem que fazer. É importante que a gente leve essas informações para a frente para que a gente consiga combater o câncer. A luta vale à pena”, afirma.

site5

 Para a presidente da CTCEP, da SCidades, Ana Clara Silva, a palestra foi muito interessante e trouxe muitas informações esclarecedoras sobre o Câncer de Mama. “Achei a palestra muito interessante. É importante que o câncer esteja diversamente sendo visto, para que a gente possa saber como tratar. A palestrante mostrou de forma que a gente conseguiu visualizar que não é uma coisa tão grave se a gente conseguir detectar rápido. E também é importante acreditar que é uma doença que tem cura, 95% de chance de você sobreviver. Achei superinteressante ter isso aqui dentro do nosso trabalho para poder repassar a mensagem”, pontua.