Metas do consórcio de resíduos sólidos Comares Cascavel são avaliadas

7 de novembro de 2016 - 11:59

A Secretaria das Cidades, através de sua coordenadoria de Saneamento, participou de reunião entre o Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares – UCV Cascavel) e o Caomace, órgão do Ministério Público que trata da proteção ao meio ambiente. A reunião teve como objetivo avaliar o andamento das metas do consórcio definidas no Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre as partes. Os municípios integrantes do Comares são Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

O coordenador de saneamento da SCidades, Alceu Galvão, avaliou como positivo a reunião e disse que “essas ações fazem com que os municípios avancem na direção do cumprimento das principais diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em um período de escassez de recursos, esses municípios mostram uma vontade política de prover soluções de curto e médio prazo para que possam melhorar a situação da cidade no tocante aos resíduos sólidos”.

A Scidades, juntamente com sua vinculada Ideci, e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) são intervenientes do processo de assessoramento técnico do consórcio para que este possa realizar sua estruturação administrativa, além de elaborar os planos municipais de resíduos sólidos e estabelecer as Centrais Municipais de Reciclagem.