SCidades apresenta panorama do Saneamento Básico na Conferência Nacional dos Bispos

9 de novembro de 2016 - 08:49

A Secretaria das Cidades vai apresentar, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Nordeste, nesta quarta-feira (09), um panorama geral sobre o saneamento básico no Estado do Ceará. O assunto está relacionado ao tema da campanha da Fraternidade deste ano, que é “Casa Comum, nossa responsabilidade”, que discute a situação do Saneamento Básico em todo o país.

Na ocasião, o coordenador de Saneamento da SCidades, Alceu Galvão, vai apresentar as dificuldades e os desafios para a universalização do saneamento em relação ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza pública e manejo de resíduos sólidos. Além disso, irá mostrar quais são as ações que o estado vem desenvolvendo nestas áreas, como o apoio a implementação da coleta seletiva a partir de consócios regionais, projetos de inclusão sócio-produtiva de catadores de materiais recicláveis, incentivo à população para que realizem a interligação das redes de esgoto à rede coletora, implantação do Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural (Siasar), dentre outras.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no País. A programação do evento acontece de 08 a 10 de outubro. Também irão participar da conferência o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz.