SCidades e Banco Mundial realizam missão técnica do Cariri

9 de novembro de 2016 - 10:08

O secretário adjunto das Cidades, Quintino Vieira, o coordenador de operações setoriais do Banco Mundial, Paul Procee, a coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos – Cariri Central da SCidades, Marília Gouvêia, e tecnicos da Secretaria estiveram no Cariri visitando os equipamentos e as obras realizadas pela SCidades em parceria com o Banco Mundial.

De acordo com Marília Gouvêia, coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos da Região do Cariri Central da SCidades, o primeiro dia de missão técnica foi produtivo para que o banco pudesse acompanhar o andamento de obras que estão recém concluídas e em fase de finalização, como as do bairro Seminário, no Crato, e obras no município de Jardim.

Bairro do Seminário

No Crato, foi visitado pela comitiva as intervenções realizadas no bairro do Seminário, que beneficiou mais de 12.500 pessoas através de um investimento total de R$ 51,7 milhões. Estiveram presentes além da comitiva técnica da SCidades e de representantes do Banco Mundial, o prefeito eleito do Crato, Zé Ailton Brasil.

As obras de urbanização foram executadas através do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, da Secretaria das Cidades. Dividido inicialmente em duas etapas, a obra contemplou 14,3 hectares com serviços de contenção da encosta, terraplanagem, recomposição da vegetação, 16km de drenagem e esgotamento sanitário.

2websiteNo bairro, ainda pelo projeto, também foi construída uma via paisagística com extensão de 1,2km, iluminação adequada, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e atividades esportivas.

Estação de Tratamento de Esgoto

1website

A equipe de técnicos da SCidades e representantes do banco também foram acompanhar as obras da Estação de Tratamento de Esgoto que está em processo de finalização e que irá atender o esgotamento do bairro do Seminário.

Avenida do Contorno

 3websiteNo município de Juazeiro do Norte, o secretário adjunto e o coordenador do BIRD acompanharam o andamento das obras dos trechos II e III da avenida do Contorno. Com 5,16 km de extensão, a intervenção contempla a construção de vias e dois viadutos (um deles, pelo qual passará por baixo o Metrô do Cariri, será o viaduto mais alto do Ceará com 9 metros de altura).

O trecho II, que possui 2,8 km de extensão e o trecho III tem extensão de 2,36 km, as obras estão com 76% de execução.

 A 1ª etapa está concluída e contempla 3,4 km de malha viária em pista dupla, indo do município de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho. O valor total do investimento da SCidades nas duas etapas é de R$ 48.803.517,29.

No primeiro dia da missão, a Secretaria das Cidades também realizou uma reunião com a Sociedade Lírica Belmonte (Solibel) e a Secretaria de Cultura, responsáveis pela gestão compartilhada da Vila da Música, obra da SCidades no município do Crato. Ao final da missão, irá acontecer uma reunião para avaliar o andamento dos projetos e quais os próximos passos do Estado para o encerramento das obras realizadas em parceria com o Banco Mundial.