Experiência de sistematização de informações rurais no Ceará é destaque em fórum internacional

2 de dezembro de 2016 - 12:10

 A Secretaria das Cidades está participando do VII Fórum de Rede de Abastecimento de Água na Zona Rural, na Costa do Marfim, que acontece do dia 29 de novembro até esta sexta-feira (2). O evento está sendo organizado por diversas instituições internacionais e tem a presença do Banco Mundial (Bird) e de países de todos os continentes.

2-site Na ocasião, o coordenador de Saneamento da SCidades, Alceu Galvão, apresentou aos presentes a experiência do Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural (Siasar), que está sendo implantado como projeto piloto no município de Aracati. Durante sua apresentação, ele também abordou quais as medidas estão sendo adotadas para a expansão do sistema nos outros municípios do estado. O Ceará é o primeiro estado brasileiro a implementar o Siasar e a ideia é que sirva de exemplo a ser multiplicado em outros estados do Brasil.

O seminário tem em sua programação apresentações informativas e o compartilhamento de experiências de diferentes países em relação as práticas de saneamento e abastecimento de água. Além disso, tem o objetivo de fomentar discussões sobre como o conhecimento dos direitos humanos pode ser usado com o objetivo de criar um ambiente mais democrático, incluíndo os setores mais marginalizados, em relação ao abastecimento de água e o saneamento no setor rural.

O SIASAR 

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.