SCidades realiza Oficina de Trabalho Social para moradores da comunidade Dendê

9 de dezembro de 2016 - 16:30

 A Secretaria das Cidades realizou, nesta quinta-feira (09), uma oficina de elaboração do Projeto de Trabalho Social para discutir com os futuros moradores do residencial Dendê as atividades sociais que devem ser realizadas pela equipe social da Secretaria com a comunidade. A oficina foi ministrada por técnicos sociais da SCidades e teve a participação de membros da Comissão de Acompanhamento da Intervenção, que é formada por representantes da comunidade Dendê e por entidades sociais do território.

grupos--siteDurante o evento, a população teve acesso a proposta de projeto da SCidades, que é dividido em quatro eixos: Acompanhamento Social da Intervenção; Mobilização e Organização Comunitária; Desenvolvimento sócio-econômico; e Educação Sanitária Ambiental. Após a leitura do projeto, os moradores puderam expressar os pontos de concordância e discordância, apresentando sugestões de alterações e inclusão de algumas medidas consideradas por eles relevantes.

 A próxima etapa será a avaliação das sugestões dos moradores pela equipe social da SCidades para realizar as alterações necessárias no projeto, desde que sejam tecnicamente viáveis. O projeto vai ser entregue no dia 19 de dezembro para ser validado pela Caixa Econômica Federal, e a previsão de execução é a partir da entrega do residencial Dendê.

Para a assistente social Heloísa Oliveira, o trabalho social é complementar às obras realizadas no projeto Dendê, e envolver a comunidade no processo de elaboração do projeto social é fundamental, já que ele é destinado para os próprios moradores da comunidade. “É importante porque eles serão os beneficiados dessas atividades. É importante pensar sobre a realidade deles, e sobre o que eles realmente precisam. E não partir somente do poder público, da cabeça dos técnicos”, afirmou Heloísa.

O residencial Dendê está recebendo investimentos de R$ 39.385.709,63, e atualmente encontra-se com 52% de execução. No conjunto habitacional estão sendo construídos 1.080 apartamentos de 44,46m² com uma sala, uma cozinha, um banheiro e dois quartos. A entrega do residencial está prevista para o primeiro semestre de 2017.

Projeto Dendê

O residencial faz parte do Projeto Dendê, que abrange um conjunto de intervenções, como urbanização e pavimentação, reassentamento, além da recuperação da faixa permanente do Mangue do Cocó e da realização de trabalho social com a comunidade. Também está prevista a construção de uma avenida partilhada e direcionada preferencialmente para via de pedestres e ciclistas.